Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Bolsonaro lança programa para caminhoneiros em dia de depoimento na CPI

Por SBT News
Publicado em 17 de maio de 2021 às 22:19H

Compartilhe:
Bolsonaro deve anunciar liberação de crédito para motoristas autônomos para renovação da frota de caminhões| Alan Santos/PR

Numa estratégia para dividir holofotes e mostrar ações do governo nos estados, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai anunciar nesta 3ª feira (17.mai) medidas para atender às reivindicações dos caminhoneiros autônomos. A categoria faz parte da base mais fiel do presidente, mas, nos últimos meses, tem demonstrado publicamente insatisfação com preço dos combustíveis e outros problemas que o setor enfrenta. 

Para assessores do Planalto, a ideia é tentar casar as sessões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que causa desgastes a Bolsonaro, com agendas externas, de preferência nos estados ou aquelas que tenham potencial de rivalizar as revelações do colegiado.

Entre as medidas que Bolsonaro deve anunciar nesta 3ª está a liberação de crédito para os motoristas autônomos com os empréstimos sendo feitos pela Caixa Econômica para renovação da frota de caminhões.  

O programa Gigantes do Asfalto vai ser coordenado pelo Ministério da Infraestrutura. O ministro Tarcísio de Freitas acompanha de perto todos os movimentos dos caminhoneiros. Em março, o governo federal chegou a suspender por dois meses a cobrança de PIS/Cofins do diesel, combustível usado pelos caminhoneiros. 

À época, Bolsonaro havia afirmado que o prazo de suspensão do pagamento do tributo era o tempo que a equipe econômica teria para encontrar uma solução definitiva, permitindo que o governo reduzisse o valor cobrado de imposto federal no diesel. A suspensão da cobrança acabou no início de maio e o governo até agora não fez nenhum outro anúncio para a redução do valor do litro do combustível.
 
O evento de lançamento do programa Gigantes do Asfalto vai acontecer no Palácio do Planalto no meio da tarde desta 3ª feira, mesmo dia que serão retomados os depoimentos na CPI, com a oitiva do ex-ministro Ernesto Araújo.

Também nesta semana, Bolsonaro deve ir ao Piauí, estado do senador Ciro Nogueira, que faz parte do tropa de choque do governo no Congresso. Na semana passada, Bolsonaro esteve no Nordeste acompanhado de Arthur Lira. A estratégia do Planalto é alternar anúncios em Brasília com viagens pelo país para tirar o foco dos trabalhos da CPI da Pandemia.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend