Por Folha
Publicado em 04 de abril de 2018 às 11:28H
Às vésperas do julgamento do habeas corpus de Lula no Supremo Tribunal Federal, o general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, afirmou que a força julga “compartilhar os anseios de todos os cidadãos de bem” de “repúdio à impunidade”. A declaração, feita em sua conta no Twitter, ocorreu às 21h39 desta terça-feira 3, pouco após a realização de atos de manifestantes favoráveis à prisão de Lula.
Antes, Villas Bôas lançou um questionamento enigmático. “Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?”
Em seguida, concluiu. “Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais.”
A declaração ampliou ainda mais a pressão sobre o STF, que decidirá o futuro de Lula a partir de amanhã. A postagem foi respondida por diversos manifestantes conservadores, que pediram por uma intervenção militar caso os ministros da Corte impeçam a prisão de Lula.
Nesta terça-feira 3, o general do Exército da reserva Luiz Gonzaga Schroeder Lessa afirmou que, se o STF deixar Lula solto, estará agindo como “indutor” da violência entre brasileiros. Ele afirmou ainda que, se a Corte permitir que Lula se candidate e se eleja, a intervenção militar será a única alternativa.
As declarações de Villas Bôas animaram o juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, que utilizou um emoji para “bater palmas” para o general. Já a conta do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, onde Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, curtiu a postagem do comandante.
Outros generais prestaram apoio às declarações do Comandante do Exército no Twitter.
Send this to a friend