Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Quem é Eunício Oliveira, o novo presidente do Senado

Por MSN
Publicado em 02 de fevereiro de 2017 às 05:39H

Compartilhe:

Na véspera da eleição para a Presidência da Câmara, a ala governista já pode comemorar uma conquista. O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito na noite desta quarta-feira para presidir o Senado nos próximos dois anos.

A vitória do peemedebista, que obteve 61 dos 81 votos – José Medeiros, seu adversário, teve 10 votos, e houve mais 10 abstenções -, já era esperada e representa uma vitória para o presidente Michel Temer, que o apoiava e deve continuar tendo uma vida tranquila na Casa.

Desde a redemocratização, em 1985, o PMDB ganhou quase todas as eleições para comando do Senado, com exceção de duas vencidas por Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), do PFL – atual DEM.

Assim como o agora ex-presidente da Casa, Renana Calheiros (PMDB-AL), Eunício está entre os citados na operação Lava Jato. O ex-diretor da Odebrecht Cláudio Melo, por exemplo, diz que ele recebeu pagamentos que totalizam R$ 2,1 milhões em troca de apoio para a aprovação de uma medida provisória.

O senador nega as acusações. Em recente entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, chegou a dizer que “as pessoas criam, inventam e até mentem para poder ter o benefício da delação”.

aamvzqa-img

Na Câmara, onde a eleição acontece nesta quinta-feira, o candidato favorito é o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também apoiado pelo governo. Ele também foi citado em delações da Lava Jato – e nega irregularidades.

Temer espera contar com o deputado fluminense para a aprovação de pautas consideradas imprescindíveis, como as reformas da Previdência e trabalhista.

Para o governo, Maia e Eunício garantirão blindagem a Temer no Congresso em um período de tensão política. Aliados do presidente lembram que o impeachment de Dilma Rousseff se deu, em parte, porque ela perdeu o controle sobre os parlamentares, principalmente quando o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ascendeu à presidência da Câmara e se tornou adversário da petista.

A eleição que definirá o novo presidente da Câmara acontece nesta quinta, a partir das 9h. Vence quem obtiver os votos de no mínimo metade dos parlamentares, neste caso 257 dos 513. Caso essa maioria não seja alcançada, um segundo turno será realizado com os dois mais votados.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend