Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de September de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Transferência de Secretaria de Cultura gera ‘alívio’ em integrantes do ministério da Cidadania

Por G1
Publicado em 07 de novembro de 2019 às 14:48H

Compartilhe:

A transferência da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo foi recebida com o alívio por auxiliares do ministro da Cidadania, Osmar Terra. 

Mesmo perdendo poder com o decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta quinta-feira (7), parte da equipe do Ministério da Cidadania vê com bons olhos a mudança. 

Segundo informado ao blog, gerava incômodo o fato de que 80% do noticiário relacionado ao Ministério da Cidadania era voltado às crises da Cultura, seja por demissões em série do chefe da secretaria, seja por discordâncias em relação a editais de séries e filmes. 

A transferência da secretaria ocorreu um dia depois de o governo exonerar o então secretário de Cultura, Ricardo Braga, que ficou dois meses no cargo. 

Braga, por sua vez, havia substituído Henrique Pires, que deixou o posto em agosto, depois que o Ministério da Cidadania suspendeu um edital com séries sobre temas LGBT – o que ele acabou definindo como censura. 

Enquanto a pauta do ministério era consumida por problemas da Cultura, áreas importantes como a de Desenvolvimento Social e Esportes acabaram recebendo menos atenção, avaliam esses auxiliares. 

O pauta conservadora é uma das bandeiras prometidas por Bolsonaro durante a eleição de 2018. Assim como o apoio à agenda de lideranças evangélicas sobre a Cultura. 

Mesmo que o Ministério da Cidadania tenha respeitado as imposições do Planalto sobre editais da secretaria, auxiliares de Osmar Terra não veem com bons olhos a nomeação do ex-deputado federal Marcos Soares (DEM-RJ), filho do pastor RR Soares. 

A secretaria da Cultura ficará subordinada agora ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, indiciado no inquérito sobre o uso de candidaturas-laranja no PSL em Minas Gerais.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend