Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

TRF1 dispensa regularização do CPF para receber auxílio

Por ORM
Publicado em 16 de abril de 2020 às 04:51H

Compartilhe:

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília (DF), decidiu na noite desta quarta-feira (15) pela suspensão imediata, em todo o território nacional, da exigência de regularização do CPF como condição imposta pela União para o repasse do auxílio emergencial, no valor de R$ 600,00, a trabalhadores formais, informais, autônomos e desempregados. A determinação deliberada pelo juiz federal Ilan Presser foi emitida após ação ajuizada, na tarde de terça-feira (14), pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Agora, tanto a Caixa Econômica Federal quanto a Receita Federal têm o prazo de 48 horas para cumprir a decisão, caso contrário pagará multa diária de R$ 5 mil.

A base da ação ajuizada pela Procuradoria-Geral do Estado era de que a exigência de regularização do CPF iria contra as recomendações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus, devido à aglomeração que se viu em frente a agências bancárias, dos Correios e na sede da Receita Federal.
Ainda na tarde desta quarta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) enviou à Justiça manifestação favorável à ação movida pelo governo do Estado, e solicitou que a decisão tivesse abrangência em todo o território brasileiro.

De acordo com a petição encaminhada pelos procuradores da República, a exigência teria se tornado um obstáculo à proteção financeira das famílias, neste período de pandemia.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend