Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 21 de March de 2025
Sistema Floresta

Vereador quer proibir utilização de banheiros “unissex” em Marabá

Por Correio de Carajás
Publicado em 22 de março de 2023 às 02:03H

Compartilhe:

Projeto de Lei inclui escolas, repartições públicas e instituições privadas

O vereador Ronisteu da Silva Araújo, conhecido como Pastor Ronisteu, teve apesentado na sessão de terça-feira, 21, na Câmara Municipal de Marabá, um Projeto de Lei que, se aprovado, proíbe a instalação, adequação e uso comum de banheiros públicos coletivos por pessoas de sexos diferentes. A intenção é que a lei valha para escolas públicas e privadas, repartições públicas do município e instituições privadas, como shoppings, bares, restaurantes, supermercados, entre outros.

Segundo o parlamentar, o objetivo é inibir a importunação sexual, assédio e constrangimentos de cunho sexual. “Não se trata, de nenhuma forma, de discriminação, de homofobia ou transfobia. Mas, sim, da preservação da intimidade e principalmente da segurança das mulheres que são muito mais vulneráveis aos mais variados tipos de violência, e aqui não podemos deixar de citar o assédio sexual que pode ocorrer nesses locais”, disse Ronisteu.

Para ele, é imprescindível a elaboração de lei que vede, em Marabá, a prática de banheiros comuns, que apesar de parecer, inicialmente, um atendimento à coletividade, pode causar danos e perigosos, em especial às crianças.

Os estabelecimentos que descumprirem a lei – se for aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Tião Miranda – podem receber advertências escritas, acompanhadas de determinação de regularização no prazo de 30 dias; multa de um salário mínimo por descumprimento se for pessoa física e multa de três salários mínimos por descumprimento se for pessoa jurídica. Além disso, o estabelecimento poderá ser interditado até que regularize a utilização dos banheiros.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend