Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 13 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Lugares públicos são desinfectados no Pará

Por Dol
Publicado em 28 de março de 2020 às 09:36H

Compartilhe:
https://www.diarioonline.com.br/noticias/para/580404/lugares-publicos-sao-desinfectados-no-para

A desinfecção de áreas e instalações que recebem público e aglomerações de pessoas continua na ordem de prioridade do Governo do Estado e Forças Armadas, a fim de evitar a contaminação em massa e a proliferação do novo coronavírus. Diante desta necessidade, terminais, portos e aeroportos já recebem serviço de desinfecção, feito por equipes especializadas em acidentes biológicos. O Terminal Hidroviário de Belém foi o primeiro a receber as ações, que vão até amanhã.

O trabalho é realizado por cerca de 30 pessoas da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, da Marinha do Brasil. De acordo com o Capitão de Fragata Flavio Moraes, comandante da missão, o objetivo é atender uma demanda social que necessita de medidas cautelosas, feitas por grupos capacitados, com a finalidade direta de reduzir, e não eliminar, os impactos causados pelo Covid-19.

“Foi a estrutura estabelecida pelo Ministério da Defesa para atuar aqui no Estado. A equipe realiza a descontaminação de áreas, instalações e pessoal”, explica. No caso da atividade de ontem, no porto, trata-se de uma descontaminação de área e instalações.

Desde o início do processo de quarentena, o movimento diário no terminal caiu consideravelmente, saindo da média de 2.300 passageiros/dia para 200.

A direção do local, por sua vez, aproveitou a baixa demanda para reforçar os cuidados e desinfectar toda a instalação do terminal, cadeiras, mesas, banheiros, portas, corrimões e áreas comuns. “A desinfecção é um processo que dura em torno de oito horas, com borrifadores e previsão de encerramento às 23h. Ela será feita tanto na parte interna, quanto na externa, e nós estaremos por aqui para prestar todo apoio necessário, haja vista que o terminal atende a um grande número de passageiros diariamente. Com a determinação do Governador para que todos ficassem em casa, o fluxo caiu consideravelmente. Este momento é adequado para a atividade”, frisa Abraão Benasully, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará.

CONSCIENTIZAÇÃO

Ele ressalta que a medida faz parte de uma série de outras adotadas pelo Governo do Estado, mas que o efeito delas depende imediatamente do entendimento da sociedade sobre a gravidade da Covid-19. “As pessoas se conscientizaram de que realmente elas têm de ficar em casa. Isso já é uma vitória muito grande. Com isso, a gente evita que as pessoas viajem em risco para outros locais, ajudando inclusive na preservação da vida de outras pessoas”, diz.

Programação

Hoje, a equipe fará o serviço no Terminal Rodoviário de Belém; amanhã, no Aeroporto Internacional de Belém.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend