Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Abril terá mais chuvas com raios e trovoadas no Pará

Por Dol
Publicado em 09 de abril de 2020 às 10:22H

Compartilhe:

A população paraense já deve ter sentido. O mês de abril em relação ao clima e tempo será bem diferente de março, onde predominou a combinação de chuvas intensas e marés altas, que por várias vezes, chegou a parar a capital devido aos alagamentos provocados. Os próximos dias serão de sol intenso pela manhã, com pancadas de chuvas no período da tarde e noite, acompanhadas de raios e trovoadas e as temperaturas estarão mais elevadas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O coordenador do 2º Distrito de Meteorologia do Inmet (Disme), José Raimundo Abreu, destaca algumas diferenças entre o mês que passou e o atual. “Março foi muito chuvoso, com nebulosidade e quase que não se via raios. Já agora em abril, vamos ter metade do índice pluviométrico registrado anteriormente, porém as chuvas serão acompanhadas de descargas elétricas, raios e trovões, como se viu na última terça-feira (8) e, por vezes, rajadas de ventos que podem causar prejuízos materiais”, explica.

Em relação às chuvas, ele ressalta que o índice pluviométrico de março ficou bem superior à média esperada, registrando 931 milímetros (mm), mais do que o dobro dos 450 mm esperados. Já este mês se apresenta de outra forma. “Vamos ter índice pluviométrico de 424 mm, que pode chegar até 500 mm, dentro da média esperada. Mesmo que tenhamos temporais severos chegando a 80 ou 100 mm, mesmo assim, não devemos passar de 500 mm, uma média de 10 a 15% acima do esperado para a época apenas. Para se ter uma ideia, o temporal da terça-feira marcou 28 mm”, diz.

FREQUÊNCIA

A previsão é que este mês tenha 26 dias de chuva. “Mas é importante destacar que elas podem ter intensidade bem variáveis, desde dias com chuva mais fraca e outros, com chuvas mais intensas”, resume. Um exemplo, foi a chuva intensa no final da manhã de ontem, que inclusive pode ter provocado a queda de uma árvore do Bosque Rodrigues Alves.

Outra condição que estará bastante presente neste mês é a de que a maioria dos dias será de céu claro pela manhã e na parte da tarde. “Naqueles dias em que o sol estiver com maior radiação, esses com certeza indicarão chuvas na parte da tarde e noite, acompanhadas de mais descargas elétricas. Isso ocorre porque as nuvens ficam mais carregadas e pesadas não só de água, elas também acabam ficando mais ionizadas, com raios e trovoadas, além das rajadas de ventos”, detalha o coordenador do Inmet-PA.

Ele destaca ainda que o final de semana da Páscoa será chuvoso, mas nada fora da normalidade. “As chuvas não devem se intensificar. As manhãs devem ser de sol e a tarde e noite nubladas a parcialmente nublada, com chuvas e descargas elétricas”, antecipa.

Já sobre as temperaturas, José Raimundo Abreu destaca que neste mês estão mais altas. “Elas se intensificaram em relação ao mês de março. A nebulosidade diminui e as temperaturas aumentaram variando entre 33 e 34 graus”, compara.

Por outro lado, os dias de caos vividos no mês de março, principalmente por conta da combinação entre chuvas intensas e marés altas, não devem se repetir em abril. “Não há previsão de consciência entre chuvas intensas e marés altas, já que as marés não estarão tão altas este mês, chegando a no máximo 3,4 metros, dentro da normalidade.”

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend