Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Incêndio em floresta radioativa de Chernobyl causa medo de nova contaminação

Por Sol
Publicado em 13 de abril de 2020 às 05:20H

Compartilhe:

Bombeiros lutam para controlar chamas que queimam florestas radiativas desde o dia 4 de abril deste ano, no território abandonado ao redor da usina de Chernobyl, localizada na Ucrânia, leste europeu, onde ocorreu o pior acidente nuclear da história, em 1986.

O fogo começou em uma área de 20 hectares e atingiu 35 hectares em 3 dias. Mas já se tem notícias que as chamas se propagaram por, no mínimo, 100 hectares no setor florestal nos arredores da central nuclear, que fica à aproximadamente 100 Km da capital ucraniana, Kiev.

Segundo cientistas, a fumaça que se move desde o local da antiga planta nuclear em direção a Kiev não contém concentração perigosa de compostos radioativos. O centro estadual de radiação e segurança nuclear, informou que era esperado que a fumaça contaminada chegasse a Kiev neste fim de semana. 

Na última sexta-feira (10), Andrei Vatolin, diretor dos serviços de emergência da capital ucraniana, disse que a situação continuava tensa na região, e que mais 50 membros do serviço foram ao local para ajudar as equipes que trabalham para manter a situação sob controle. “Espero que com o esforço conjunto, esse infortúnio seja superado”, disse Vatolin, de acordo com a agência russa Tass. Cerca de 400 bombeiros, 100 caminhões e alguns helicópteros foram mobilizados para combater as chamas na região desabitada.

A causa dos incêndios ainda não foi descoberta. Uma das possibilidades é que tenha sido iniciado intencionalmente por agricultores, para remover resíduos deixados após a colheita de cereais em campos próximos ao local.

O assunto chegou a ser um dos mais comentados no Twitter e, apesar da distância, os internautas brasileiros reagiram.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend