Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 15 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Amêndoa produzida no Pará está entre as 50 melhores do mundo

Por ORM
Publicado em 20 de novembro de 2019 às 12:03H

Compartilhe:

Uma amêndoa de cacau produzida no Pará está entre as 50 melhores do mundo. O produto vem da Fazenda Panorama, localizada no km 140 da Transamazônica, em Uruará, sudoeste do Pará. A recente certificação foi conquistada no prêmio Internacional Cocoa Award 2019, em Paris.

A fazenda pertence à família Gutzeit, que participou do Salão do Cacau como representante da Associação dos Agricultores do Distrito Alvorada (Agroada). A família trabalha nesse cultivo na região há quatro décadas.

A produção é do Cacau do Tipo I (Cacau Gourmet/Chocolate Fino), que tem 80% de fermentação. São 300 toneladas de cacau ao ano, de 20% a 30% é cacau fino.

Para chegar a Paris, a produção local passou por exigentes processos de aprimoramento: melhorias nas técnicas de plantio, colheita, fermentação, secagem e estocagem. Ainda na Europa, a família lançou o chocolate Gutzeit, com o apoio da Rede CIN, Apex, do Governo do Pará e Federação dos Agricultores.

Cacau  – O Pará já é considerado o maior produtor de cacau do país, com 26 mil propriedades, em 191 mil hectares, segundos dados da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Ano passado, o Estado produziu 132 mil toneladas e, até o fim deste ano, a expectativa é que se atinja a marca de 140 mil toneladas.

A Transamazônica se tornou a rota do cacau. Oito amostras que foram selecionadas pelo Brasil para concorrer à premiação Internacional Cocoa Award 2019, duas foram de Uruará. Nos municípios da Transamazônica (Pacajá, Anapu, Vitória do Xingu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará) há mais de 9 mil cacauicultores, trabalhando em uma extensão de 102.619,2 hectares, produzindo em torno de 81.582 toneladas de cacau.

O governo do Estado anunciou este ano, investimentos para pavimentação da PA-370, que representa a diminuição dos entraves para a cacauicultura, favorecendo o escoamento da matéria-prima.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend