Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Belém renova selo da Unesco de Cidade Criativa da Gastronomia

Por Dol
Publicado em 19 de agosto de 2020 às 20:24H

Compartilhe:
| Reprodução

A capital paraense recebeu nesta terça-feira (18) a renovação do título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O selo de Cidade Criativa é renovado de quatro em quatro anos, onde cada cidade precisa produzir um relatório mostrando tudo o que foi feito durante esse período dentro dos padrões da agenda 2030 da Unesco. O relatório é enviado para Paris, sorteado e distribuído para oito cidades que fazem parte da rede internacional. O relatório é avaliado por elas, recebendo um conceito para todos os itens apresentados. 

Depois das avaliações, os relatórios são enviados para a coordenação geral que sintetiza o conceito final. Neste ano, foram avaliadas 26 cidades, oito delas foram reprovadas e 18 tiveram o selo renovado, incluindo Belém. O primeiro título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, veio em 2015, quando Belém provou ser o que todo paraense já sabia: uma referência mundial em gastronomia, passando a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

O Brasil possui quatro cidades brasileiras da gastronomia criativa: Florianópolis, Parati, Belo Horizonte e Belém, que tem uma das culinárias mais ricas e originais do país, que mistura influências portuguesa, indígena e africana. Pratos como pato no tucupi, maniçoba e tacacá deram fama à gastronomia local, assim como sucos, doces e sorvetes feitos com frutas amazônicas, como açaí, cupuaçu e bacuri.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend