Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de March de 2025
Sistema Floresta

Incêndio em transformador causa blecaute em seis municípios da região de Marabá

Por Correio de Carajás
Publicado em 23 de agosto de 2022 às 10:20H

Compartilhe:
Subestação é a principal da região e fica na Nova Marabá/ Foto: Drone Correio e Evangelista Rocha

O incêndio teria começado por volta das 12h40, na Subestação Marabá, que fica na Folha 19. É a principal de Marabá e o efeito imediato do problema foi a queda de energia na rede, que atingiu quase todos os bairros da cidade. Também se estendeu pelos municípios de Itupiranga, Eldorado do Carajás, São João do Araguaia e Piçarra. Somente no meio da tarde de ontem (22) foi que a Equatorial admitiu que os efeitos do incêndio num dos seus transformadores causou interrupções de energia em outros cinco municípios da região, além de Marabá.

Uma densa coluna de fumaça preta no céu se formou, acima da subestação, e correram as imagens na internet, em grupos de Whatsapp ou postagens, com pessoas assustadas com o que poderia estar acontecendo. A primeira equipe do Corpo de Bombeiros só chegou bem depois, por volta das 13h40 e passou a combater o fogo com jatos de água, a partir do caminhão tanque.

Funcionários da concessionária de energia elétrica observavam de longe a aguardavam o resultado do trabalho dos bombeiros. O rescaldo do fogo demandou pelo menos 40 minutos, até que a situação fosse considerada sob controle. A energia começou a ser restabelecida gradualmente a partir das 14 horas, segundo relatos de usuários do sistema por toda a cidade. Mas ao longo da tarde, em pelo menos quatro oportunidades, novos picos de energia e blecautes de alguns minutos.

No final da tarde desta segunda-feira (22), as equipes da Equatorial estavam na rua desenrolando fiação no asfalto, a qual possivelmente seria usada para substituir as dos postes que passam logo em frente à sede da empresa na Folha 19. Para isso, todo um trecho da via pública, ao lado da pista de caminhada, foi interditada.

Nota

O trecho final da última nota pública enviada pela concessionária ontem dizia: “A distribuidora acrescenta que suas equipes técnicas estão atuando, sem medir esforços, para normalizar todo o circuito o mais rápido possível. As causas do ocorrido seguem sendo apuradas. A Equatorial Pará pede desculpas pelos transtornos e orienta que caso algum cliente esteja sem o serviço que informe à empresa por meio de um dos canais de atendimento: 0800 091 0196, pelo site equatorialenergia.com.br, ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200”. 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend