Por Floresta News
Publicado em 21 de abril de 2023 às 14:16H
O tiktoker Agenor Tupinambá, de 24 anos, que se tornou famoso ao mostrar sua rotina ao lado da capivara Filó, conseguiu manter o animal consigo após uma polêmica envolvendo o Ibama. Agenor foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal e teria que entregar a capivara ao Ibama e pagar uma multa de R$ 17 mil.
O jovem se defendeu das acusações, afirmando que fez de tudo para preservar a vida de Filó, um filhote que vive com ele desde que nasceu. Após a repercussão, Agenor ganhou apoio de famosos e, na quinta-feira (20), fez um post collab no Instagram com o deputado Felipe Becari, relatando o que pode ser o desfecho do caso.
No comunicado, Agenor afirmou que Filó continuará vivendo em seu habitat natural e não será mais removida e entregue às autoridades. O texto ainda alerta para a importância de campanhas educativas sobre tráfico de animais silvestres e reforça que esse não é o caso da capivara de Agenor, que vive em liberdade.
O caso gerou polêmica nas redes sociais, com muitas pessoas se posicionando contra Agenor e outras apoiando o jovem. A capivara Filó ganhou muitos fãs e seguidores nas redes sociais, e muitos defendiam que ela deveria ficar com Agenor.
Agenor mora em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas, onde compartilha sua rotina com vários animais, incluindo Filó, que nasceu quando indígenas da região caçaram uma capivara sem saber que ela estava grávida. O primo de Agenor deu o filhote para ele, e o animal vive livre na fazenda do criador de conteúdo.
(Floresta News)