Por Floresta News
Publicado em 08 de dezembro de 2021 às 17:35H
Finalmente foi publicada a homologação da empresa que vai fazer o asfaltamento da BR-422, no trecho entre Tucuruí e Novo Repartimento. Quem venceu a licitação foi o Consórcio BR-422 (formado pelas empresas CONSTRUTORA APIA S/A e LCM CONSTRUCAO E COMERCIO S/A). A Construtora APIA, já atua na construção de estradas em Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Um dos projetos mais recentes mostrado no site da empresa é a estrada da Apinha, na Serra dos Carajás.
De acordo com a homologação, a construtora vai receber mais de 163 milhões pela obra dos 60km que separam as cidades de Tucuruí e Novo Repartimento. O prazo de execução do empreendimento é de 2 anos. A pavimentação da BR-422 dá continuidade à obra realizada na BR-230. Com essas duas rodovias asfaltadas, os motoristas terão mais uma opção de rota, com via toda pavimentada, para viagens de Marabá a Tucuruí.
Planejada pelo Governo Federal para responder à necessidade de ocupar a Amazônia, a BR-230 (Transamazônica) e a BR-422 foram implantadas nas décadas de 70 e 80, respectivamente. A principal justificativa para o projeto era a de ligar pontos navegáveis dos rios da região, formando um sistema de transporte rodo-fluvial integrado.
Em novembro duas empresas recorreram do resultado da licitação e a homologação foi adiada e hoje o DNIT publicou a decisão final.