Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Açaí pode ajudar no tratamento de doenças psíquicas, diz estudo

Por Estadão
Publicado em 24 de maio de 2017 às 11:39H

Compartilhe:

Pesquisa mostrou o efeito anti-inflamatório do fruto, o que pode ajudar pacientes com esquizofrenia e transtorno bipolar.

Mais uma boa notícia para quem gosta de açaí. Além de ser uma grande fonte de vitaminas e minerais, o fruto ainda pode ajudar no tratamento de doenças neuropsíquicas. Ao menos é o que indica um estudo feito pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e a Universidade de Toronto, do Canadá.

De acordo com a pesquisa, no cérebro humano, o açaí atuaria como corretivo da disfunção mitocondrial que está associada a doenças como o transtorno bipolar e a esquizofrenia. A mitocôndria é uma organela que transforma substâncias como a glicose em energia. Quando ela não funciona direito, em vez de energia, ela gera calor e radicais livres, que causam inflamação.

Outros pesquisadores brasileiros já estudaram o poder anti-inflamatório do fruto, mas essa é a primeira vez que a investigação foi direcionada especificamente para testes com células semelhantes a do cérebro humano. A pesquisa foi publicada no periódico científico Oxidative Medicine and Cellular Longevity.

Nos testes, realizados em Toronto, essa disfunção foi simulada no laboratório e, ao aplicar o extrato de açaí, esses efeitos nocivos chegaram a ser revertidos em 80% a 90%, o que indica que o fruto pode ter efeitos terapêuticos em pacientes psiquiátricos. Com isso, ainda há uma forte expectativa que o açaí vire base de remédios psíquiátricos no futuro.

 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend