Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Atividade física protege o coração dos estressados

Por Saúde abril
Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 11:06H

Compartilhe:

Pesquisa europeia indica que quem está sempre à beira de um ataque de nervos tem um motivo a mais para suar a camisa

Confirmando achados anteriores, um levantamento com 200 voluntários na Universidade da Basileia, na Suíça, comprovou que gente estressada apresenta piores taxas de pressão, colesterol e mais alguns fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Contudo, o diferencial do estudo foi avaliar o papel da atividade física nesse contexto. Segundo os resultados, os participantes nervosos com bom condicionamento físico exibiam menores índices de perrengues ao peito quando comparados aos irritados e sem fôlego.

“Por ser uma forma de estresse controlado, o exercício adaptaria o cérebro ao desgaste mental”, explica Markus Gerber, educador físico responsável pelo projeto. “Com isso, a tensão repercutiria menos no organismo”, arremata.

Andar de bicicleta também protege o coração!

cycling-655565_1280

Um estudo com 45 mil dinamarqueses entre de 50 a 65 anos que foi publicado periódico Circulation, da Associação Americana do Coração, descobriu que as pessoas que usam a bicicleta para se deslocar de casa para o trabalho, ou por pura recreação, tem um risco de 11% a 18% menor de sofrer ataques cardíacos.

“Encontrar tempo para o exercício pode ser um desafio para muitas pessoas. Por isso, os médicos devem tentar promover o ciclismo como um meio de transporte“, comentou, em comunicado, Anders Grøntved, um dos autores do estudo. Durante os 20 anos de duração da pesquisa, estima-se que cerca de 7% dos infartos poderiam ter sido evitados com o uso regular da magrela.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend