Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

AVC: um mal repentino e perigoso

Por DOL
Publicado em 19 de fevereiro de 2017 às 11:10H

Compartilhe:

brain-1845962_1280

Se o seu corpo está perdendo força subitamente em partes, como a face, braço ou perna, cuidado: você pode estar sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A doença está entre as 3 que mais matam no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 70 mil pessoas são acometidas do problema por ano no País.

Causado por um defeito neurológico súbito nos vasos sanguíneos do cérebro, o AVC ou “derrame”, com é popularmente conhecido, pode ocorrer em todas as idades, mas atinge principalmente os idosos. Entre as principais causas está a hipertensão arterial, arritmia cardíaca, infarto do coração, doença nas válvulas cardíacas, tabagismo, diabetes, sedentarismo e excesso de gordura no sangue.

A doença pode ser isquêmica ou hemorrágica. A primeira é mais comum e causada pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral. Já a segunda ocorre com sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro.

Mestre em neurologia pela University College London, o médico Daniel Tomedi ressalta que o AVC pode ser evitado com práticas simples do cotidiano. Entre elas, atividade física diária e dieta saudável. Outra dica é observar se a pessoa tem um ou mais fator de risco. “Melhor do que tratar o AVC é preveni-lo com a adequação dos hábitos de vida diária”, ressalta.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend