Por Floresta News
Publicado em 30 de junho de 2026 às 09:38H

A campanha de doação de sangue atraiu a atenção de quem transitava pela Avenida Veridiano Cardoso, em frente à sede do Hemopa Tucuruí, despertando em muitas pessoas o desejo de ajudar a salvar vidas.
A solidariedade foi o ponto alto da Blitz Educativa alusiva às campanhas Junho Vermelho e Laranja, realizada no último sábado (27), na Avenida Veridiano Cardoso, em frente à sede do Hemopa, em Tucuruí. A ação foi promovida pelo Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT) e pela Unacon.




Um grande número de pessoas que passou pelo local demonstrou interesse na campanha Junho Vermelho e manifestou o desejo de contribuir com a doação voluntária de sangue. Foi o caso de Sandro Silva Santos, de 19 anos, soldado do Exército, que decidiu se tornar doador após compreender melhor a importância desse gesto.
“Eu estava voltando para casa depois de sair do quartel, quando fui abordado pela equipe da blitz e resolvi me tornar um doador. Cada um de nós pode contribuir um pouco para ajudar o próximo, e com a minha doação até quatro pessoas podem ser beneficiadas”, afirmou.





A ação integrou a programação especial das campanhas Junho Vermelho, que busca incentivar a doação de sangue e ampliar o número de doadores na cidade, e Junho Laranja, voltada à conscientização sobre a anemia e a leucemia. Ambas abordam doenças hematológicas, incluindo malignidades da medula óssea, e reforçam a importância do cuidado e do apoio aos pacientes.
As campanhas internas do hospital ultrapassaram seus muros e chegaram à avenida mais movimentada da cidade, em frente ao local de coleta de sangue. Colaboradores voluntários do HRT e da Unacon distribuíram materiais informativos, prestaram esclarecimentos sobre os critérios para doação, tiraram dúvidas sobre o processo de coleta e conversaram com a população durante toda a ação. A equipe do Hemopa Tucuruí permaneceu de plantão no sábado para receber os voluntários que decidiram doar sangue.
Solidariedade fortalecida
Para a dona de casa Juliete do Carmo, de 49 anos, moradora do bairro Jaqueira, em Tucuruí, que passava pelo local como passageira de um mototáxi, a mobilização foi fundamental para incentivar novos doadores.
“Ações como essa aproximam a população do tema e ajudam a fortalecer uma cultura permanente de solidariedade, porque ninguém sabe quando poderá precisar de uma doação de sangue.”
Doar é um gesto de amor
De acordo com o diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, Junior Souto, a campanha é fundamental para reforçar a importância das doações regulares, essenciais para manter o atendimento da rede hospitalar estadual.
Como destaca Souto, “doar sangue é um gesto simples, mas de impacto imensurável na vida de quem precisa. Cada bolsa de sangue pode fazer a diferença entre a vida e a morte, ajudando pacientes em tratamento, vítimas de acidentes e pessoas que necessitam de transfusões. Queremos mobilizar a população para que doar sangue se torne um hábito, garantindo que o Hemopa mantenha seus estoques abastecidos durante todo o ano.”
Serviços – O Instituto Diretrizes (ID) realiza a gestão compartilhada do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A estrutura engloba o Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), oferecendo atendimento de urgência e emergência, consultas médicas, exames laboratoriais e assistência multiprofissional, totalmente gratuitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Wellington Hugles/HRT
Fotos: Divulgação