Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 09 de May de 2024
Sistema Floresta

Especialistas da Poli Lago de Tucuruí evidenciam convivência com o autismo

Por Floresta News
Publicado em 11 de abril de 2024 às 00:17H

Compartilhe:

Unidade conta com o Natea que atende pacientes de 2 a 18 anos de idade

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 1 em cada 160 crianças no planeta pode ter Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apesar de ser mais comum do que se imagina, o diagnóstico é um momento delicado para a família. Através do Governo do Estado do Pará, em Tucuruí, a Policlínica Lago, no sudeste paraense, dispõe de atendimento tanto aos pacientes, quanto aos seus pais e familiares, os ajudando a enfrentar momentos delicados e desafiadores.

No primeiro momento, é preciso reorganizar a rotina para suprir as necessidades e o bem-estar da criança e da família em geral. “Deve-se agir com tranquilidade. O diagnóstico não é o fim, mas o início de uma nova caminhada. Deve-se focar nas potencialidades e habilidades que devem ser desenvolvidas”, disse o psicólogo do Natea, Pedro Souza.

Para compreender as particularidades do autismo e se impor em situações do cotidiano de desrespeito e desvalorização, o profissional ainda acrescenta. “A importância de busca por adequação dos espaços no cotidiano melhora a produtividade e a capacidade do autista para lidar com as situações. Tarefas simples, como pegar um ônibus ou organizar atividades do cotidiano. O comportamento é a parte mais observada no ser humano em sociedade”, frisa.

Diagnóstico

Ele explica que os atendimentos com a equipe multiprofissional do Natea, são direcionados a pacientes já diagnosticados que já se encontram elegíveis a passar pelas avaliações necessárias para elaboração do seu plano terapêutico específico. “A criança quando chega no Natea já vem com diagnóstico, pois a etapa diagnóstica é de atribuição da atenção primária – que pode contar com suporte da atenção especializada – mas de regra se inicia na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde após diagnóstico, é encaminhado via regulação e depois direcionado ao atendimento especializado. Não trabalhamos com avaliação para definir diagnóstico, mas para elaboração de plano terapêutico de intervenção”, disse.
 
Ao ser inserido na unidade, o paciente é avaliado e aplicado ao tratamento através das técnicas: Fatea, VB-MAPP e Socially Savvy. A primeira, é uma avaliação preliminar do transtorno do espectro autista. “È um instrumental de anamnese realizado com os pais no início do processo de avaliação de entrada no Natea”, a coordenadora do Natea Katya Barros . 


Já o VB-MAPP – Verbal Behavior – Milestones Assessment and Placement Program- é uma avaliação de marco do comportamento verbal e Programa de Nivelamento que compreende 170 marcos de desenvolvimento subdivididos em três níveis, que vão de zero a 48 meses de idade.
 
“É utilizado como protocolo de avaliação de entrada no Natea para a elaboração do plano terapêutico de atendimento, através de uma avaliação sistematizada para crianças autistas ou com atrasos similares e se tornou um instrumento de uso frequente entre aqueles que planejam e implementam atendimentos nessa área”, disse Katya. 
 
A terceira aplicação é o Socially Savvy, que nada mais é que um protocolo voltado para o processo de avaliação e intervenção em Habilidades Sociais às pessoas com TEA com demandas mais simples e verbais, voltadas especialmente para a dificuldade de socialização. “Utilizamos com crianças acima de 6 anos para elaboração de plano terapêutico de atendimento”, destacou a coordenadora que também é  psicóloga e neuropsicóloga.
 
Acolhimento e Cuidado
 
O Natea Tucuruí também mantém terapia aos pais e familiares através do PROAC – Programa de Acolhimento do Cuidador. “São ministradas palestras; rodas de conversas sobre TEA e trabalho de emoções”, disse Pedro.

No Proac são trabalhados uma metodologia que possibilita o engajamento, a corresponsabilização e a participação ativa no processo de cuidado por meio de capacitação, orientação técnica e melhorias. 

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend