Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 09 de May de 2024
Sistema Floresta

Governo discute propostas para prevenir doença de chagas na produção de açaí

Por Floresta News
Publicado em 21 de março de 2024 às 06:56H

Compartilhe:

Vários órgãos da gestão pública e instituições discutem estratégias para garantir a correta manipulação do fruto e evitar a contaminação pelo protozoário que causa a doença

A criação de uma rede formada por instituições governamentais e associações para prevenir e combater a doença de chagas, sobretudo voltada na produção e comercialização do açaí, foi proposta nesta quarta-feira (20) durante reunião no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O encontro teve a participação de profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da Diretoria de Feiras e Mercados (DFM), que ajudaram a definir estratégias e ações para combater a contaminação do fruto pelo Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença.

A reunião deu continuidade às discussões ocorridas em fevereiro deste ano, a pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPE), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nucon). Além da Sedap e do MPE,  a reunião contou com a participação de representantes das Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município de Belém, Casa do Açaí do Município, Sespa, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Instituto Ver-o-Peso e Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae-PA).

Conforme o coordenador estadual de Doença de Chagas da Sespa, Éder Monteiro, uma das ações que devem ser postas em prática é a promoção de campanhas educativas e a exigência da correta comercialização do açaí, o que inclui boas práticas na manipulação, feita com a utilização do branqueador.

Ele apresentou um panorama da doença no Pará, com dados estatísticos e forma de contaminação. Éder Monteiro também informou as ações que já estão sendo realizadas para prevenir a doença.

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend