Por Floresta News
Publicado em 26 de junho de 2025 às 07:30H
Sangramentos, dores pélvicas e abscessos ovarianos estão entre os casos que podem ser atendidos dentro do perfil de urgência, antes reservado apenas a vítimas de violência sexual e doméstica
Em mais um avanço para garantir suporte de saúde ao público feminino, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA) passa a oferecer atendimento de urgência e emergência ginecológica. A medida amplia o acesso a atendimentos de urgência, que eram exclusivamente para vítimas de violência sexual e doméstica.
Segundo a diretora-geral do HMPA, médica intensivista Nelma Machado, o novo perfil promove a inclusão de “mulheres com sangramentos ginecológicos agudos, dores pélvicas intensas, que são comumente associadas à endometriose, cistos ou abscessos ovarianos, além de inflamações mamárias, como abscessos em mulheres lactantes e infecções genitais, como a Bartolinite, inflamação nas glândulas de Bartholin, localizadas na entrada da vagina, que pode causar dor, inchaço e, em alguns casos, formação de abscesso”.
A gestora reforçou que a ampliação do atendimento é um passo decisivo dentro da política estadual de saúde da mulher. “Nós passamos a receber pacientes com quadros que caracterizam urgência e emergência ginecológica, que antes não tínhamos. Com essa nova porta de entrada, conseguimos oferecer um ciclo completo de atendimento: da prevenção nos ambulatórios, passando pelas cirurgias, até situações de urgência e emergência ginecológicas e mulheres em situação de violência ”, frisou.
O Serviço de Urgência e Emergência do HMPA é voltado para mulheres a partir de 19 anos, e reforça o compromisso do Governo do Pará em assegurar a integralidade no cuidado à saúde feminina.
A iniciativa responde a uma demanda crescente desse público. O Hospital da Mulher é um espaço seguro, especializado e acolhedor, que prioriza a saúde da mulher na agenda pública estadual.
(SESPA)