Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 26 de March de 2025
Sistema Floresta

Instituições buscam boas práticas na manipulação do açaí e incentivam ações de combate à Doença de Chagas

Por Floresta News
Publicado em 03 de maio de 2024 às 01:21H

Compartilhe:

No Pará, a Sedap trabalha com o fomento à produção do açaí, auxiliando o batedor nas suas necessidades com o repasse de equipamentos para garantir a melhor qualidade do produto

As boas práticas na manipulação do açaí para enfrentar e combater a doença de Chagas foram tema da reunião realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O encontro contou com a participação de representantes do grupo composto por instituições de diferentes esferas do Poder Público e associações que visam prevenir e combater o risco de contaminação. Representantes dos órgãos estaduais e municipais e do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) avaliaran e estabeleceram estratégias sobre as próximas ações de enfrentamento à contaminação do fruto pelo Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença.

Imagem: Reprodução/Redes Sociais

A primeira reunião com os representantes das instituições foi realizada em fevereiro deste ano. Desde então, o grupo vem se encontrando mensalmente para avaliar e estipular as ações almejadas para  a melhoria das práticas de manipulação do açaí. 

Pela Sedap, participaram da reunião os servidores lotados na Diretoria de Feiras e Mercados (DFM). O fomento à produção do açaí, sobretudo no apoio ao batedor artesanal, é um dos trabalhos que a Sedap vem realizando para estimular as boas práticas do açaí e conseqüentemente prevenir a contaminação do fruto.

Conforme as informações do coordenador de boas práticas do açaí da DFM, Marivaldo Ferreira, a Sedap, em parceria com a Vigilância Sanitária vem realizando cursos teórico e prático alusivo às etapas do processo na produção do açaí artesanal e evitar a contaminação. “A Sedap vem trabalhando o fomento, auxiliando o batedor nas suas necessidades, doando equipamentos para justamente poder ter condições de desenvolver todo o processo higiênico e sanitário, então a Secretaria está trabalhando e cumprindo o decreto estadual referente ao combate a doença de Chagas e cuidando da qualidade do açaí para a população; a Sedap está desenvolvendo seu trabalho junto ao Governo do Estado, buscando realmente valorizar o nosso trabalhador, com garantia do emprego de muitas famílias que dependem dessa atividade para sobreviver”, ressaltou Marivaldo Ferreira.

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend