Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 14 de December de 2019
Sistema Floresta

Médico ressalta importância do tratamento contra o câncer perto do paciente

Por Floresta News
Publicado em 12 de agosto de 2019 às 11:49H

Compartilhe:

Há quatro anos, o aposentado João Siliprandi, 78 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata. O tratamento, iniciado no Hospital Ophir Loyola, em Belém, incluiu 38 sessões de radioterapia e meses longe dos filhos e dos netos. Para ele, a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho em Tucuruí, município do sudeste paraense, facilitou o tratamento.  “Eu sempre tive total apoio da família para enfrentar a doença, mas iniciar o tratamento longe deles não foi nada fácil. Poder tratar o câncer aqui em Tucuruí, com certeza me ajudou muito”, afirmou o paciente.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens, tanto que as estatísticas mostram que a cada 38 minutos um homem morre no Brasil devido à doença.
Jânio de Jesus, oncologista clínico da Unacon Tucuruí, disse que a doença está entre os três tipos mais comuns tratados na unidade.

Segundo ele, realizar o tratamento perto da família, sem precisar sair da cidade onde reside, ajuda muito na recuperação do paciente. “Na nossa região, a dificuldade de acesso é muito grande, e quando deixa a cidade para realizar o tratamento fora o paciente enfrenta estradas em condições precárias, muitas vezes passa por dificuldade financeira. Estar distante da família é, sim, o fator que mais dificulta o tratamento fora de casa. Um diagnóstico precoce, uma boa equipe para encaminhar o tratamento e o apoio da família formam uma excelente receita de cura”, afirmou o oncologista.

João Siliprandi e dezenas de outros usuários da Unacon encerraram o ciclo do tratamento, tocaram o sino – um símbolo dessa etapa – e agora farão apenas o acompanhamento na unidade. Para ele, foi um presente mais que especial para o Dia dos Pais. “Primeiramente, eu agradeço a Deus, e depois a toda a equipe da Unacon, que durante todo esse tempo cuidou tão bem de mim, assim como de todos que são atendidos aqui. Graças a isso eu posso passar mais um Dia dos Pais com os meus filhos”, declarou.

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.
(ascom/UNACOM)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend