Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Obesidade é fator de risco para a covid-19 e às doenças cardiovasculares

Por ORM
Publicado em 03 de novembro de 2020 às 06:04H

Compartilhe:

A obesidade é fator de risco para as doenças cardiovasculares e à covid-19. No Brasil, um em cada quatro adultos, acima dos 20 anos de idade, estão obesos. O número de pessoas com sobrepeso, dobrou entre 2003 e 2019, de 43,3% para 61,7%. Além disso, pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considerou que os casos mais frequentes são em mulheres.  

Em 2020, no Pará, o excesso de peso atinge 64,3% dos adultos, de 18 a 59 anos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), de acordo com dados do Ministério da Saúde. Ainda no Estado, entre os idosos a prevalência é de 47,17%. Em relação aos adolescentes, o percentual de excesso de peso é 26,72%. Já entre as crianças, é cerca de 7%. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o excesso de peso inclui, além da obesidade, o sobrepeso. Isto é, o peso normal é daqueles que têm até 25 o Índice de Massa Corporal (IMC). Só é doença acima de 30 IMC. “A obesidade é uma condição clínica definida pelo critério do IMC e acima de 30 é considerado como obesidade. Há graus diferentes de obesidade: até 34.9 é grau um, até 39.9 grau dois e acima de 40 é grau três”, explica a médica endocrinologista Mayana Barros.

Ela estaca que a doença pode estar relacionada à fatores genéticos ou ao ambiente no qual a pessoa está inserida. E a importância da obesidade é que ela pode implicar no surgimento a outras doenças relacionada ao excesso de peso por tempo prolongado, como o diabetes, a hipertensão arterial, a osteoporose, os problemas de circulação e alterações da função renal.

“A obesidade pode levar inclusive à morte, que, em geral, ocorre por problemas cardiovasculares e pode levar ao infarto”, alerta a endocrinologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend