Por Floresta News
Publicado em 16 de março de 2025 às 18:05H
Vacina é a principal forma de se prevenir contra a doença, e a Sespa intensifica a imunização em comunidades ribeirinhas
Para fortalecer a prevenção contra a febre amarela no Marajó, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já aplicou 14 mil doses da vacina em apenas sete dias. A iniciativa acontece em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Breves. A ação emergencial tem como foco comunidades rurais e ribeirinhas do município, garantindo imunização em áreas de difícil acesso.
A febre amarela é uma doença infecciosa causada pelo arbovírus do gênero Flavivirus, transmitida por mosquitos. A vacinação é a principal forma de prevenção, mas a baixa adesão preocupa as autoridades de saúde, especialmente, após a confirmação de 24 casos da doença e 5 mortes no município. Diante desse cenário, equipes de saúde estão mobilizadas para realizar o bloqueio vacinal e prevenir novos casos.
Algumas localidades atendidas ficam a mais de 10 horas de distância de Breves, exigindo um grande esforço logístico das equipes que se deslocam por rios e estradas para garantir que a imunização chegue até a população mais vulnerável.
O secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz Santos Júnior, destacou a rápida resposta do Estado e a importância da vacinação.
“A resposta imediata a qualquer agravo de saúde é uma marca do governo Helder e Hana. Assim que fomos acionados sobre a suspeita de casos em comunidades distantes de Breves, a Sespa articulou com o município e o Ministério da Saúde, que enviou a Força Nacional para reforçar a vacinação. Nossa equipe de endemias enfrentou desafios logísticos extremos, alcançando regiões ribeirinhas de difícil acesso e aplicando 14 mil doses em apenas sete dias. Esse trabalho conjunto entre Estado, município e União é essencial para avançarmos na saúde da população amazônida.”
(SESPA)