Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de March de 2026
Sistema Floresta

Policlínica de Tucuruí intensifica prevenção ao câncer do colo do útero pelo Março Lilás

Por Floresta News
Publicado em 25 de março de 2026 às 08:23H

Compartilhe:

Programação levou orientação, acolhimento e cuidado humanizado a pacientes, acompanhantes e colaboradoras ao longo do mês

A Policlínica Lago de Tucuruí realizou, ao longo deste mês, uma programação especial em alusão ao Março Lilás, campanha dedicada à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero. Encerradas essa semana, as atividades ampliaram o acesso à informação e fortaleceram o cuidado com a saúde da mulher, aproximando o tema da rotina das usuárias.

Durante o período, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) promoveu ações educativas com pacientes, acompanhantes e colaboradoras, transformando o ambiente de atendimento em um espaço de escuta, orientação e acolhimento. A iniciativa contribuiu para disseminar informações de forma acessível e estimular o diagnóstico precoce, fundamental para aumentar as chances de cura.

A enfermeira Juliana Nava, que atua na unidade, destacou que abordar a prevenção é também uma forma de cuidado e valorização das mulheres. Segundo ela, o diálogo aproxima a informação do cotidiano das pacientes e fortalece o vínculo com a equipe. “Quando orientamos e acolhemos, mostramos que cuidar da saúde é prioridade. Muitas vezes, esse contato é o primeiro passo para que a mulher busque o exame preventivo e passe a se cuidar com mais atenção”, afirmou.

Juliana Nava também alertou para a necessidade de atenção contínua à saúde. Segundo ela, o câncer do colo do útero pode evoluir de forma silenciosa, o que exige acompanhamento regular. “Na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas no início. Quando aparecem, podem ser sangramentos fora do período menstrual, dor pélvica ou desconforto durante as relações. Por isso, o exame preventivo é essencial para detectar alterações e garantir mais chances de cura”, explicou.

Esse cuidado ganha ainda mais relevância diante dos dados nacionais. No Brasil, o câncer do colo do útero foi responsável pela morte de quase 20 mulheres por dia em 2025, totalizando mais de 7 mil óbitos. A maioria desses casos poderia ser evitada com prevenção, rastreamento adequado e diagnóstico precoce.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend