Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de March de 2025
Sistema Floresta

Programa “Mais Médicos” abre 14 vagas em Parauapebas

Por Correio de Carajás
Publicado em 22 de abril de 2023 às 12:28H

Compartilhe:

Lançado originalmente em 2013, durante o Governo Dilma Rousseff (PT), o Programa “Mais Médicos” volta esse ano com o objetivo de suprir carência, sobretudo, na atenção primária à saúde. O edital foi aberto e 14 vagas foram reservados ao Município de Parauapebas, que foi listado como local de “alta vulnerabilidade”.

Depois de ser enfraquecido com a saída de cerca de 8 mil médicos cubanos em 2018, no primeiro ano de Governo Bolsonaro – à época, ainda filiado ao Partido Liberal (PL) –, o Programa terá um novo enfoque, privilegiando os profissionais brasileiros.

O PROGRAMA

Com o objetivo de atender populações vulneráveis e, com isso, reduzir desigualdades, o “Mais Médicos” tem enfoque no atendimento às regiões de difícil acesso, que sofrem com a falta de médicos e a permanência dos profissionais.

De tal forma, essa nova etapa do Programa atuará em três frentes: o provimento emergencial de profissionais, educação – com o aumento no número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica – e infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS), seja na criação ou reforma de Unidades.

O Edital nº 4, que destaca os municípios elegíveis para adesão ao “Mais Médicos” foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (18) e pode ser acessado a partir do link:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-4-de-14-de-abril-de-2023-477923363

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend