Hora Light
Rádio Floresta
20:00H
23:59H
Ao Vivo
Hora Light
Tucuruí, 13 de July de 2025
Sistema Floresta

Sespa orienta população para prevenir e tratar diabetes pelo SUS

Por Floresta News
Publicado em 26 de junho de 2025 às 10:13H

Compartilhe:

Dados mais atuais indicam que mais de 460 mil pessoas no Pará estão cadastradas como diabéticas

Celebrado todos os anos em 26 de junho, o Dia Nacional de Combate ao Diabetes enfatiza o alerta para a importância da prevenção e da orientação à população sobre a adesão do tratamento disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), associado às mudanças de hábito e estilo de vida.

Pelos dados mais recentes do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), do Ministério da Saúde, 460.281 mil pessoas no Pará estão cadastradas como diabéticas.

Entre janeiro e maio deste ano, dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), do Ministério da Saúde indicam que houve 2.360 internações no Pará em decorrência de complicações causadas por diabetes, das quais 1.284 do sexo masculino e 1.076 do gênero feminino. O número não reflete a quantidade de casos, já que uma mesma pessoa pode ter sido internada mais de uma vez devido às consequências causadas pela doença.

Em relação às faixas etárias, as mais recorrentes na classificação de internações foram as seguintes: 60 a 69 anos; 50 a 59 anos e 70 a 79 anos. Todas as faixas etárias são atingidas, especialmente mulheres entre 55 e 59 anos, e homens entre 60 e 64 anos.

Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recomenda que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecem orientações para reduzir as complicações do diabetes associadas a outros fatores de risco, como tabagismo, inatividade física, alimentação inadequada, sobrepeso e obesidade. 

O diabetes é uma condição crônica e sem cura na qual o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar eficazmente a que produz. A insulina, que é um hormônio secretado pelo pâncreas, é essencial para transformar o açúcar, amido e outros alimentos em energia. Sem ela, os níveis de glicose no sangue aumentam, uma condição chamada hiperglicemia, principal característica do diabetes. 

Por se tratar de uma doença progressiva, se não for tratada adequadamente pode ocasionar complicações, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, cegueira e até amputação de membros, como dedos, pés e pernas. 

O atendimento oferece informações para aquisição de medicamentos gratuitos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. Para ter acesso é preciso que o paciente passe por consulta com o médico clínico na UBS.

(SESPA)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Hora Light
Rádio Floresta
20:00H
23:59H
Send this to a friend