Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Soluço pode matar? Especialista responde e dá orientações

Por DOL
Publicado em 14 de julho de 2021 às 22:59H

Compartilhe:

As crises de soluço do presidente Jair Bolsonaro chamaram e muito a atenção de apoiadores e populares que o acompanham ativamente, seja pessoalmente ou nas redes sociais. Agora, com a notícia de que sofre de uma obstrução intestinal e por isso será submetido a uma cirurgia, surgiram estranhas preocupações sobre o quão longe podem ir as crises de soluço.

“O soluço acontece por causa de uma irritação no nervo frênico [ele se origina no pescoço e passa entre o coração e o pulmão para alcançar o diafragma [músculo horizontal que circunda o corpo, separando o tórax do abdome]”, afirma Vanessa Prado, médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo (SBCD) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC).

A profissional avalia que quando começa ou para do nada, o soluço não é problema, mas deve-se ficar atento quando se torna persistente, motivo pelo qual buscar uma ajuda médica é tão importante e que seja feita o mais rápido possível, pois pode ser sinal de uma doença grave.

Motivos simples podem provocar uma irritação passageira, como beber muitos goles de água gelada ou engolir muito ar ao falar, enquanto se come. Por outro lado, o soluço pode ser um ‘sintoma’ de uma doença abdominal ou mesmo no pulmão. Se o soluço é eventual, é válido seguir dicas populares para prender a respirar e beber devagar goles de água, pois regularizam os movimentos do diafragma.

O soluço pode matar?

A médica afirma que ele não é, por si, uma condição fatal, apesar de já ter sido usado como base para roteiros de séries médicas, como o caso de uma paciente que chegou ao hospital com uma forte crise de soluço, resultado de uma complicação de um procedimento cirúrgico, na série Grey’s Anatomy.

“Pode acontecer de a pessoa se desesperar por estar soluçando. Daí ela – com dificuldade de respirar – resolve tomar água para ajudar a passar e o líquido vai parar no pulmão, o que pode matar. Nesse caso, não se pode dizer que ela morreu por causa do soluço”, finaliza a médica.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend