Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Vigilâncias Municipais de Saúde devem estar atentas a casos suspeitos de coronavírus

Por ORM
Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às 10:43H

Compartilhe:

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) alertou, nesta quarta-feira (26), durante uma reunião do Comitê Técnico Assessor de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde referentes ao novo Coronavírus (SARS-CoV2), que é fundamental que as Vigilâncias Municipais em Saúde estejam atentas para a identificação de casos suspeitos de Covid-2019, a doença causada pelo novo coronavírus.

O diretor da DVS, Amiraldo Pinheiro, enfatizou que o Comitê já encaminhou ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) a Nota Técnica com todas as informações necessárias e procedimentos frente a um caso suspeito da nova doença. “O município faz parte do Plano de Contingência Estadual, cabe à gestão municipal suspeitar, notificar e conduzir o caso”, frisou o diretor da Sespa.

A diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Sâmia Borges, lembrou que o protocolo de atendimento é basicamente o mesmo utilizado para o H1N1 em 2009; “portanto, os municípios já têm experiência nesse tipo de manejo, sendo necessário, seguir as normas de biossegurança e atualizar as informações e os procedimentos junto às equipes nas unidades de saúde”.

Para a diretora do Departamento de Epidemiologia da Sespa, Ana Lúcia Ferreira, “é primordial que o sistema de saúde municipal esteja organizado”.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend