Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 13 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Pará registra 24 horas sem crime violento contra a vida

Por Agência Pará
Publicado em 29 de abril de 2020 às 10:04H

Compartilhe:
Foto: Jader Paes / Agência Pará

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) não registrou nenhum Crime Violento Letal Intencional (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), na segunda-feira (27), em todo o Estado. Os dados foram consolidados e divulgados na terça-feira (28) pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada a Segup.

O resultado é fruto de medidas preventivas e repressivas com iniciativas dos governos estadual e federal, como “TerPaz”, “Em Frente, Brasil” e “Polícia Mais Forte”, que atuam no Pará no combate à violência, e têm gerado ações positivas para a população, visto que o número de ocorrências tem apresentado recorrente redução. A prisão de pessoas envolvidas em homicídios em série, investigações qualificadas e o fortalecimento da segurança dentro do sistema penitenciário também refletiram na diminuição dos crimes.

Operações exitosas realizadas na RMB passaram também a serem aplicadas no interior do Estado. O objetivo é fazer com que as reduções da violência registradas na Região Metropolitana sejam também alcançadas no restante do Pará. 


Ualame Machado, secretário de Segurança PublicaFoto: Marco Santos / Ag. Pará

O secretário de Segurança Publica, Ualame Machado, enfatiza que, mesmo em meio à pandemia, a segurança publica se faz presente garantindo a proteção da população. “Em meio à crise toda que nós estamos vivendo, temos mais um episódio para poder reconhecer o trabalho da tropa da segurança pública do Pará. No dia de ontem, nós tivemos algo que já aconteceu algumas vezes mas não é muito comum: até o momento, não há qualquer registro no Sisp da Polícia civil dessa tipificação de crime na última segunda-feira. Então é o momento de parabenizar a nossa equipe pelo trabalho que vem exercendo mesmo nesse momento de crise e adversidade”, ressalta.

Reduções Abril

Os números apontam também que o mês todo de abril demonstra redução nos índices de criminalidade. Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, demonstraram uma redução de 26% no Pará, de 1 a 27 de abril. Em abril de 2019, foram 234 ocorrências registradas, enquanto no mesmo período de 2020 foram 172 ocorrências – 62 crimes a menos.

Roubos

Nos casos de roubos, no mês de abril, houve uma redução de 56%, com 3.506 casos registrados a menos neste ano. Os registros apontam 6.218 ocorrências em 2019 e 2.712 em 2020. 

Os números de roubos a transeuntes, no mês de abril, em todo o Estado tiveram uma redução de 61%, mantendo os índices de queda nesse tipo de crime em todo o Pará. Em abril de 2019, foram registrados 5.227 casos, já em abril deste ano foram 2.034, resultando em uma diminuição de 3.193 ocorrências. Já os dados de roubos a veículos apresentaram diminuição de 56%, sendo 298 e 131 casos em abril, respectivamente em 2019 e 2020, o que resultou em 167 ocorrências a menos. Os roubos a coletivos tiveram redução de 83% – em abril de 2019 foram 31 ocorrências, e em abril deste ano, 5 – menos 26 casos.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend