Por Floresta News
Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 07:00H
Capacitação preventiva integra estratégias que aprimoram a segurança na Amazônia, com foco na Conferência Mundial do Clima, a COP 30
O Governo do Pará dá um salto na preparação das Forças de Segurança para garantir a tranquilidade de turistas e participantes da COP 30, que ocorrerá em novembro deste ano, em Belém. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará intensifica o treinamento de cães de raça para atuação em casos de desaparecimento em áreas de mata ou acidentes em locais de difícil acesso.
Em Altamira, no oeste paraense, o treinamento é feito em parceria com a Guarda Municipal há cerca de cinco meses. O local das atividades é um terreno particular com vegetação nativa, um ambiente natural em que podem ocorrer acidentes. Cães em treinamento na mata
Subcomandante do 9° Grupamento Bombeiro Militar, o 1° tenente Ramon Sousa, explica o foco do curso. “O Governo do Estado está empenhado para melhorar todas as áreas da segurança pública e o Corpo de Bombeiros faz parte desse conjunto de estratégias que visa alcançar as metas e cumprir as exigências de eventos internacionais, como a COP 30″.
Respostas rápidas – Por ser uma conferência que debate sobre o meio ambiente, muita gente vai querer ter contato direto com a natureza, indo a lugares mais distantes dos centros urbanos e, eventualmente, as pessoas se perder no meio da floresta, mas nós estaremos prontos para dar uma resposta rápida na solução dos casos”, destaca o 1° Tenente Ramon Sousa.
Um dos cães habilitados para esse trabalho é Barak, de 8 meses. Um pastor belga de Malinois, que faz jus à raça à qual pertence. Ele é um cachorro de porte atlético, ativo, funcional e inteligente.
No Corpo de Bombeiros, o Barak é especialista em buscas por varredura de área, quando não se tem um odor específico da vítima, como nos casos de acidentes que envolvam muitas pessoas, em situações com barcos, aviões, carros etc.
(Agência Pará)