Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Força Nacional começa a chegar nesta sexta-feira ao Pará

Por O Liberal
Publicado em 22 de março de 2019 às 13:43H

Compartilhe:

Comboio saiu de Brasília na quinta-feira (21). Atuação no estado terá duração de 90 dias.

A tropa da Força Nacional começa a chegar no Pará nesta sexta-feira (22). Os agentes chegam a Belém por diversas rotas e meios, em dias alternados, vindos de Itaituba, no sudoeste paraense; do estado de Sergipe, no nordeste brasileiro; e de Brasília, Distrito Federal. Todos os 200 agentes e as 40 viaturas deverão se reunir, na próxima segunda-feira (25) quando ocorrerá uma solenidade de apresentação que marcará o início das atividades da Força Nacional na Região Metropolitana de Belém (RMB). O local do alojamento onde ficarão instalados os agentes federais não será informado por questões de segurança.

Inicialmente, os agentes da Força Nacional atuarão na implantação dos primeiros sete territórios de pacificação na Região Metropolitana de Belém (RMB), sendo cinco em Belém, um em Ananindeua e um em Marituba, nas áreas que apresentam os maiores índices de criminalidade.

A princípio, a operação terá a duração de 90 dias, que poderá ser prorrogado se houver necessidade.

A maneira como o efetivo será distribuído, bem como as primeiras ações a serem efetuadas serão definidas em uma reunião fechada na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com a participação de um representante da FN e com o comandante da tropa no Pará, Major Keissiane. Nesta sexta (22) será finalizada a análise dos índices de criminalidade, na região metropolitana.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, esclarece que os integrantes da Força Nacional são “capacitados por instrução de nivelamento de conhecimento, que contempla atendimento pré-hospitalar, manuseio de armas não letais e letais, controle de manifestações públicas, técnicas de abordagem, uso diferenciado da força, entre outros”.

O efetivo, que atuará no combate ao crime organizado na região metropolitana de Belém, tem vasta experiência em operações realizadas em todas as regiões do país. Ao longo dos 90 dias em que atuará na capital paraense e nos municípios da região metropolitana, a Força Nacional dará suporte aos órgãos de segurança pública nas ações de polícia judiciária, perícia forense, na preservação da ordem pública e da segurança da população e patrimônio. A operação terá o apoio logístico do Governo do Pará.

O envio da Força Nacional atende solicitação do governador Helder Barbalho que, um dia após tomar posse do cargo, formalizou pedido ao Governo Federal com o objetivo de reforçar a segurança pública no Estado do Pará. O ofício encaminhado pelo governador apresentava a demanda de 500 integrantes da Força Nacional.

Segundo o governador, a expectativa é que o efetivo de 500 homens e mulheres pudesse atuar em todo o território paraense. Como o número atendido ficou abaixo da expectativa, o Estado decidiu centralizar nas áreas com maior incidência de violência, que no caso é a região metropolitana de Belém.

Violência – Levantamento da ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz indicou Belém como a 12ª cidade mais violenta do mundo e a 3ª mais perigosa do Brasil. O estudo, apresentado na última semana, analisou as cidades com mais de 300 mil habitantes e tomou por base a taxa de homicídio no ano de 2018.

Tijuana, no norte do México, foi considerada a cidade mais violenta do mundo em 2018. Enquanto que, em Belém, a taxa de homicídios foi de 65,31 por 100 mil habitantes, na cidade mexicana o índice foi de 138,26 homicídios por 100 mil habitantes.

Além de Belém, outras 13 cidades brasileiras aparecem na lista das 50 mais violentas do mundo. Com uma taxa de homicídios de 74,67, Natal aparece na 8ª posição e lidera o ranking brasileiro. Seguem a cidade da região nordeste, Fortaleza (9ª), Feira de Santana (14ª), Maceió (21ª), Vitória da Conquista (22ª), Aracaju (25ª), Salvador (29ª), Macapá (30ª), Campo dos Goytacazes (35ª), Manaus (37ª), Recife (39ª), João Pessoa (44ª), Teresina (48ª).

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend