Por Floresta News
Publicado em 11 de março de 2025 às 16:59H
Em três anos de implantação, a política pública acolhe mulheres que enfrentam agressões, contribuindo para romper ciclos de violência no ambiente doméstico
Garantir acolhimento e promoção da dignidade a vítimas de violência doméstica. Há três anos, o governo do Estado, por meio do Programa Pró-Mulher Pará, registra 11.724 atendimentos gerais, pavimentando um caminho seguro para mulheres que precisam dos serviços públicos de proteção. Criado em 2022, no Dia Internacional da Mulher – 8 de Março, o Programa é uma política pública que vem rompendo ciclos de violência.
Gerido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), o “Pró-Mulher Pará” conta com a participação das polícias Militar e Civil, servidores do Ciop (Centro Integrado de Operações) e guardas municipais, que atuam na proteção, repressão qualificada e orientação para mulheres em situação de violência doméstica, integrando as políticas públicas do Governo para combater essa prática contra a mulher no território paraense.
Somente no primeiro bimestre de 2025, o Programa ofereceu 1.214 atendimentos, crescendo em 49,14% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 814 atendimentos, e em 243,9% nos dois primeiros meses de 2023, com 353 registros.
Com informações de Agência Pará