Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

UHE Belo Monte: Norte Energia realiza 1º simulado em escala real com moradores

Por Floresta News
Publicado em 24 de outubro de 2019 às 12:49H

Compartilhe:
Atividade reproduziu situações reais de emergência, como aviso de alerta por sirenes e evacuação para pontos estratégicos mapeados e sinalizados. | Divulgação

Moradores das comunidades localizadas no entorno da Usina Hidrelétrica Belo Monte passaram pelo 1º exercício simulado em escala real. A ação, que teve início no dia 15 e prossegue até o dia 30 de outubro, está prevista no Plano de Ações Emergenciais (PAE), que integra o Plano de Segurança de Barragens (PSB) da Usina.

O objetivo do simulado, realizado pela Norte Energia, empreendedora da Usina, é preparar a população para situações de risco e informar à sociedade sobre os procedimentos preventivos realizados na região.

Os exercícios estão alinhados à Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010) e simulam situações reais de acidente, o que inclui alertas por sirenes e evacuação pelas rotas de melhor caminho para pontos estratégicos, locais seguros já mapeados, devidamente sinalizados.

Ontem (23) foi a vez dos moradores da comunidade Pedrosa participarem da atividade. Além da equipe técnica da empresa e moradores, participaram também entidades parceiras como o 9º Grupamento de Bombeiros Militar do Pará, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em Altamira, bem como a Defesa Civil e Prefeitura de Vitória do Xingu, município onde está situada a comunidade.

Anselmo Hoffmann, morador da comunidade Pedrosa, aprovou a iniciativa. “Faz com que todos saibam que a empresa está comprometida com a nossa segurança. Acredito que as pessoas ficarão em alerta para a necessidade de evacuação nos momentos de risco. Me sinto seguro, pois todos os dispositivos estão funcionando e agora já sabemos como utilizá-los”, explicou.

De acordo com Flávio Linhares, Gerente de Implantação do PSB da Norte Energia, os moradores são orientados desde as primeiras reuniões. “A comunidade recebe todas as informações necessárias sobre segurança das nossas barragens e sobre como agir em uma emergência. O exercício externo, como o de hoje, faz parte do programa de treinamentos previstos, aferindo, de forma prática, os procedimentos do plano de evacuação orientados no decorrer das apresentações feitas nesses encontros”, explica.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Vitória do Xingu, Maria Araceles Lima, os exercícios são fundamentais para que a entidade saiba como agir nas possíveis situações de crise. 

“Nós também passamos por um vasto treinamento junto aos gestores da Norte Energia e os colegas do Corpo de Bombeiros. Estamos preparados para agir em qualquer situação”, destacou.

Já para Alexsandro Pereira, Cabo Bombeiro Militar da Coordenadoria de Defesa Civil Estadual em Altamira, que integra as ações do PAE na região, o alinhamento é indispensável.  

“No caso de acontecer algo, estamos aptos fisicamente, psicologicamente, e devidamente equipados para atuarmos em situações de crise. O simulado também é um momento de alinharmos nossa atuação junto à empresa e os demais parceiros”, explicou.

Atividade de rotina

O superintendente de Segurança de Barragens da Norte Energia, Eduardo Camillo, também destacou que a importância de ajustar as ações do PAE junto à comunidade. 

“Essa é uma das ações previstas no cronograma de implantação plano e, por isso, trata-se de uma atividade de rotina, pois a Usina não apresenta indicativo que comprometa a integridade de suas estruturas”, afirmou Camillo. 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend