Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 04 de December de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Hemopa realiza evento para homenagear doadores de sangue

Por Floresta News
Publicado em 25 de novembro de 2021 às 15:45H

Compartilhe:

O Ministério da Saúde estima que, no ano passado, devido à pandemia de covid-19, o número de doações tenha diminuído 20%, na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2021, a taxa de doação voluntária da população brasileira era de 1,6%, dentro do padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Hoje (25) é comemorado o dia Nacional do Doador de Sangue e no Hemocentro de Tucuruí foi realizada uma programação especial para homenagear essas pessoas que estão sempre dispostas a ajudar voluntariamente. Foi entregue para algumas pessoas da comunidade o prêmio “Árvore da Vida”, entre essas pessoas estavam o Apresentado João Marques Cardoso, Osvaldo Araújo e o gerente da Rádio Floresta, Pablo Guimarães Costa, que dedicou o prêmio aos colaboradores: “Essa homenagem é para toda nossa equipe que trabalha diariamente para fazer a diferença na vida das pessoas, afinal a gente não leva somente informação de entretenimento, mas é voz também para o povo, para nossa população. E através dos nossos meios de comunicação a gente consegue chegar na casa de muitos de pessoas”.

Os apresentadores Osvaldo Araújo e João Marques Cardoso, acompanhados de Pablo Guimarães Costa, gerente da Rádio Floresta
João Marques Cardoso

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. E o sangue humano e seus componentes são insubstituíveis, não sendo possível a fabricação de substitutos eficientes para supri-los em caso de falta. Daí a importância da doação, pois é a única fonte deste elemento que pode salvar vidas.

Para o diretor do Hemopa em Tucuruí, dr. Roberto Borges esse é o dia mais importante do ano para a instituição. O Dia Nacional do Doador de Sangue é um momento de agradecer e de realmente fazer valer o sacrifício dessas pessoas, principalmente em momentos como esse da pandemia, em que eles se fizeram presentes ajudando o Hemopa a manter o nosso estoque de sangue”.

Vice Prefeito Jairo Holanda, que também foi homenageado, ao lado do dr. Roberto Borges

Neste sábado (27) O Hemopa vai funcionar de 7h às 18h. E a programação é abrir em alguns sábados no mês de dezembro também, para manter o estoque de sangue, pois nos finais de ano a demanda dos hospitais é sempre maior.

PARA DOAR

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Estão impedidas de doar pessoas gripadas ou com processo alérgico que inclua tosse e coriza; que tenham feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano; que tenham tido hepatite após os 11 anos de idade; tenham realizado endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses; sejam usuários de drogas ilícitas.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend