Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Brasil pode usar tecnologia para detectar motoristas sob efeito de drogas

Por TecMundo
Publicado em 16 de abril de 2019 às 10:02H

Compartilhe:

Atualmente, policiais de trânsito contam com o bafômetro para avaliar se um motorista está dirigindo bêbado. Em breve, os profissionais poderão ganhar uma nova ferramenta, mas desta vez para identificar se a pessoa guiando o veículo está sob efeito de drogas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai criar um grupo de trabalho com representantes da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) para avaliar o tema. A equipe envolvida na avaliação terá um prazo de 12 meses para concluir as suas atividades e apresentará um relatório ao secretário nacional de Políticas sobre Drogas Luiz Roberto Beggiora.

Exemplo internacional

Atualmente, países como Austrália, Alemanha, Noruega e Estados Unidos já utilizam as chamadas tecnologias de screening, que funcionam de forma semelhante ao bafômetro. Um equipamento dotado com esta tecnologia é capaz de usar a saliva do motorista para, em cinco minutos, identificar o uso de maconha, cocaína e anfetaminas.

“A experiência de países como Austrália, Inglaterra, Noruega, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos demonstra que, aliada às políticas de fiscalização, a implementação das técnicas de triagem para detecção de substâncias psicoativas por condutores de veículos é efetiva para reduzir os índices de colisões e mortes no trânsito”, defendeu Beggiora.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend