Por Tecmundo
Publicado em 18 de junho de 2014 às 12:48H
O estereótipo de que os gamers são pessoas solitárias ou “perdedores que vivem na casa dos pais” está prestes a cair. Um estudo encomendado pela famosa empresa de streaming de vídeos, Twitch, revelou a verdadeira faceta dessa grande massa de pessoas.
A pesquisa foi conduzida pela LifeCourse Associates, empresa de consultoria presidida por Neil Howe, famoso por estudar as mudanças sociais ocorridas nos Estados Unidos.
A motivação da pesquisa foi a disparidade entre o público da plataforma online de vídeos e o estereótipo sustentado há anos. A Twitch precisava de um estudo com embasamento científico e dados estatísticos que poderiam corroborar as desconfianças da empresa. Além disso, era necessária uma companhia respeitável e experiente, e encontrou tudo isso na LifeCourse Associates.
Entre as notáveis descobertas reveladas pelo estudo, destacam-se os seguintes pontos:
Os gamers mostram-se mais propensos a ter uma vida social mais ativa
Gamers também se mostram mais preocupados em ter bons relacionamentos familiares
Gamers são mais confiantes em suas habilidades
Além destes pontos, a pesquisa também indica que os gamers são socialmente conscientes, preocupando-se com os impactos sociais e dando preferências a empresas que têm práticas sustentáveis.
Obviamente a pesquisa também se preocupou em mostrar que esses benefícios são mais prováveis em pessoas que encaram os jogos com moderação. A maioria dos gamers (63%) gasta menos de 10 horas por semana, o que é um valor razoável.
Para a maioria dos gamers, os jogos representam uma forma de relaxar, divertir-se, aprender coisas novas e passar um tempo com a família e amigos. E essa forma de encarar os video games está mudando a cara do público gamer. Agora, da próxima vez que taxarem você de gamer, sinta-se orgulhoso por ostentar esta alcunha.
Para conferir o estudo completo (em inglês), clique aqui.
Send this to a friend