Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 12 de November de 2019
Sistema Floresta

Estudo mostra que Brasil ainda carece de inovação na indústria

Por Exame
Publicado em 10 de junho de 2019 às 09:20H

Compartilhe:

Apenas 6% dos executivos brasileiros consideram a indústria brasileira muito inovadora. É o que indica um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com opiniões de presidentes e vice-presidentes de 100 empresas de grande, médio e pequeno porte, o levantamento mostra uma queda de 14% em relação à percepção de inovação da indústria brasileira registrada em 2015.

A pesquisa, que será detalhada no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, entre os dias 10 e 11 de junho, aponta ainda que, para 49% dos empresários, o grau de inovação na indústria brasileira é considerado baixo ou muito baixo.

Para efeito de comparação 78% dos entrevistados credita aos Estados Unidos o título de país referência no assunto. A Alemanha, em segundo lugar, foi lembrada por 35% dos empreendedores. Israel, China e Japão fecham o ranking dos cinco país mais inovadores descritos no estudo.

Diversos motivos foram lembrados para explicar os resultados brasileiros. Para 25% dos entrevistados, o Brasil carece de uma cultura de inovação. Já 18,8% dos empresários culparam a falta de financiamento e de investimentos na área. A crise econômica, por outro lado, foi o maior obstáculo descrito por 14,6% dos presidentes e vice-presidentes procurados.

A pesquisa também detalhou alguns fatores externos às empresas que atrapalham o caminho da inovação no País. Entre eles, foram lembrados problemas como a falta de financiamento, o excesso de burocracia e a baixa qualificação da mão de obra contratada. “A qualidade da educação básica do ensino superior é um fator diretamente relacionado ao grau de inovação de uma economia”, afirma Gianna Sagazio, diretora de inovação da CNI.

Apesar da avaliação negativa, 96% dos empresários entrevistados pela CNI disseram que a inovação segue como um parte estratégica de seus empresas e 54% consideram seus negócios inovadores ou muito inovadores.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend