Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 08 de May de 2024
Sistema Floresta

Fim de uma Era: DOC e TEC deixam de operar em meio à ascensão do Pix

Por Floresta News
Publicado em 16 de janeiro de 2024 às 01:01H

Compartilhe:

A partir das 22h desta segunda-feira (15), o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Especial de Crédito (TEC) não serão mais operados, marcando o encerramento de uma era no sistema bancário. A desativação já havia sido anunciada em 2023, e alguns bancos, como Itaú e Santander, anteciparam o fim desses serviços em setembro.

As transferências ainda podem ser agendadas até 29 de fevereiro, quando as agências bancárias encerrarão seus processamentos para pessoas físicas e jurídicas. O Banco Central (BC) criou o DOC em 1985, mas ao longo dos anos, ele perdeu espaço para métodos mais rápidos e econômicos, principalmente o Pix.

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, destaca o desinteresse crescente dos brasileiros pelo DOC e TEC, explicando que os clientes preferem o Pix devido à sua gratuidade, instantaneidade e limites de transação mais flexíveis. Dados do BC mostram que o DOC foi utilizado em apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no primeiro semestre de 2023, enquanto o Pix, em seu terceiro ano de operação, liderou com 17,6 bilhões de transações.

Em um único dia, 6 de setembro, o Pix registrou um recorde de 152,7 milhões de transferências, quase dez vezes mais do que o DOC em um semestre. A extinção do DOC e TEC reflete a rápida adoção dos brasileiros a métodos de pagamento mais modernos e eficientes.

(Floresta News)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend