Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 30 de September de 2020
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Pará terá primeira rede móvel 5G em ambiente universitário do Brasil

Por ORM
Publicado em 16 de setembro de 2020 às 07:09H

Compartilhe:

O Pará receberá no dia 25 de setembro a primeira instalação de rede móvel 5G privativa em ambiente universitário, confirmou esta terça (15) a Universidade Federal do Pará. O lançamento oficial da novidade será acompanhado por um workshop online gratuito.

A instalação ocorrerá no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, ligado à Universidade Federal do Pará (UFPA). Pioneira em todo o Brasil, a rede é fruto do projeto Celcom, do governo do Estado.

A rede, chamada de PA5Ge, foi desenvolvida por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse) e operará com base em software open-source e em hardware de baixo-custo.

“A implementação da rede móvel experimental permite um grande avanço nos resultados das pesquisas desenvolvidas na UFPA, pois, com a utilização de uma rede real e com vários usuários, os métodos e algoritmos desenvolvidos podem ser avaliados com um maior rigor e um enfoque mais prático”, afirmou Aldebaro Klautau, coordenador do Celcom.

Workshop debate conetctividade


O lançamento oficial da rede se dará durante o workshop virtual “Conectividade 5G na Amazônia” (Co5GAm), que será gratuito e aberto a todos os públicos. O evento terá duas trilhas de apresentação: uma técnica, destinada às tecnologias das redes de quinta geração (5G); e outra que trata a questão do impacto da conectividade no cotidiano e soluções que podem ser obtidas a partir da disseminação da Internet e outras redes de comunicação na Amazônia.

Toda a programação será baseada em apresentações pré-gravadas de palestras e depoimentos de integrantes da academia, governo e indústria. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse).

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend