Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Sem lag…

Por Game Vicio
Publicado em 01 de agosto de 2014 às 11:30H

Compartilhe:

optic-fiber-colourful-640x353Um grupo da Universidade da Dinamarca (DTU), que foram os primeiros a quebrar a barreira do terabyte em 2009, conseguiu atingir hoje a incrível velocidade de 43Tbps em uma única fibra ótica com apenas um laser transmissor.

43Tbps é equivalente a transferir 5.4 terabytes por segundo – ou 5,375 gigabytes. Se você um dia usar uma internet com essa potência você vai poder transferir todo o conteúdo do seu HD de 1 terabyte em apenas um segundo, ou, um DVD de 1GB demoraria 0.2 milissegundos.

O record anterior em uma única fibra ótica era de 26Tbps, que foi atingido pelo Instituo de Tecnologia de Karlsruhe, tinha sido estabelecido em 2011. A DTU já quebrou uma série de records em 2009 e 2011, mas desde então eles ficaram a sombra do Instituto de Karlsruhe.

A DTU usou um único laser através de uma única fibra. Existem registros de velocidades bem maiores, mas foram utilizados múltiplos lasers e fibras, esses estão muito longe da realidade das redes de fibra ótica que utilizamos. Quando falamos de ligações de fibra ótica comercial, estamos quase sempre falando de uma fibra única. Em outras palavras, as técnicas utilizadas pelos DTU para bater 43Tbps podem se tornar realidade já nos próximos anos (talvez não no Brasil). Em breve você poderá ser capaz de fazer o download de um programa de TV ou filme literalmente em um piscar de olhos.

Obs: Atualmente, a internet comercial com fibra ótica única mais rápida do mundo atinge os 100Gbps

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend