Por Floresta News
Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 01:20H
Dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação é infração gravíssima. A penalidade inclui multa triplicada e medidas administrativas rigorosas.
Dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade inclui multa triplicada e medidas administrativas rigorosas, reforçando a importância de estar devidamente habilitado para conduzir um veículo.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensifica as ações para coibir essa prática.
Com campanhas educativas e fiscalizações constantes, o órgão busca reduzir a prática desta infração. Em 2023, foram registradas 13.309 autuações por dirigir sem CNH. Em 2024, esse número subiu para 13.520.
Evitar acidentes – O coordenador de Operações do Detran, Ivan Feitosa, explica que ser habilitado é a condição para conduzir um veículo. Segundo ele, a CNH é exigida para atestar que o condutor tem as habilidades e conhecimentos necessários para dirigir em segurança e evitar sinistros de trânsito. “Ter a CNH é uma responsabilidade, pois o condutor deve estar sempre atento e em conformidade com as leis de trânsito. Embora seja uma obrigatoriedade expressa no CTB, conduzir veículo sem CNH continua liderando as infrações registradas pelo Detran nas grandes operações e na fiscalização de rotina”, ressalta Ivan Feitosa.
(DETRAN)