Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 14 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Estradas do Pará terão 18 novos radares

Por Dol
Publicado em 01 de agosto de 2019 às 10:53H

Compartilhe:
Foto: Fernando Donasci/Folhapress

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi autorizado a instalar 1.140 novos radares para monitoramento de trânsito nas rodovias federais no Brasil. Do total, 18 equipamentos, entre radares e lombadas eletrônicas, serão instalados em BRs no Pará, sendo três na BR-010 e o restante, em um total de 15, na BR-316. A instalação foi pactuada em um acordo fechado entre o Dnit e o Governo Federal e homologada pela juíza Diana Wanderlei, da 5ª Vara da Justiça Federal em Brasília.

De acordo com a decisão, o Dnit terá dois meses para apresentar estudos e instalar os radares nas áreas urbanas que tenham criticidades médias, altas e muito altas. Já nas áreas rurais estes níveis variamentre altas e muito altas.

RECUO

Em abril, depois que o Ministério da Infraestrutura suspendeu um plano de instalação de radares para monitorar pontos em rodovias federais não privatizadas, atendendo determinação do presidente da República, Jair Bolsonaro, a juíza Diana Wanderlei já havia proferido uma decisão para que a União não retirasse os equipamentos e renovasse contratos prestes a vencer.

O acordo fechado ontem é resultado de uma ação popular movida há três meses contra a suspensão de instalação dos radares.

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informa que o acordo judicial é “fruto de extensa negociação e foi construído consensualmente pelo Ministério da Infraestrutura, Dnit e Ministério Público Federal, o que permitiu uma redução do quantitativo de radares, contemplando a instalação de equipamentos nos pontos mais sensíveis, prioritariamente em áreas urbanas”.

Ainda de acordo com a nota, a decisão fechada entre governo e Justiça Federal prevê a realização de um novo estudo para redimensionar a quantidade de radares, priorizando os trechos efetivamente necessários e considerando o caráter educativo dos equipamentos.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend