Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

NOVO CORONAVÍRUS: COMO OS MOTOCICLISTAS PODEM SE PREVENIR

Por Moto.com
Publicado em 04 de abril de 2020 às 14:21H

Compartilhe:

O assunto do momento, como não poderia deixar de ser, é a pandemia do novo coronavírus. O vírus surgiu na China e se espalhou ao redor do mundo, atingindo com maior intensidade, além do território chinês, Estados Unidos e países da Europa como Itália, França, Espanha e Alemanha.

O primeiro caso foi registrado no Brasil no final de fevereiro. Até a tarde desta quinta-feira (19), as secretarias estaduais de saúde já haviam contabilizado 534 casos em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na noite da última quarta-feira (18), o Brasil possui 11.278 casos suspeitos de contágio, o que indica que o número de infectados provavelmente aumentará nos próximos dias.

Os sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes ao de um resfriado comum: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Por se tratar de um vírus novo, ainda não se sabe ao certo as formas de contágio. Até o momento, o que as autoridades dizem é que o novo coronavírus é transmitido através do ar ou pelo contato com secreções, que podem vir de alguém que esteja tossindo e que tenha contato com outras pessoas – como em um aperto de mãos ou outro tipo de contato pessoal – ou se alguém saudável entrar em contato com superfícies contaminadas e em seguida tocar a própria boca, nariz ou olhos.

A secretaria do estado da saúde do governo de São Paulo, por exemplo, dá dicas para a população evitar o contágio:

– lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou, na ausência de, com antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, especialmente após tossir ou espirrar, depois de cuidar de pessoas, após ir ao banheiro e antes ou depois de comer;

– ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz. Use os braços – a dobra interna na região do cotovelo – ou lenço descartável. Evite usar as mãos, mas, se acontecer, lembre-se de higienizá-las, assim como a parte interna dos braços na região do cotovelo. Se usar um lenço descartável – priorize o uso destes – jogue-o fora imediatamente e lave as mãos;

– evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse e procure um serviço médico se apresentar os seguintes sintomas: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Além disso, especialistas recomendam que, se precisar ir às ruas, retire os calçados assim que retornar para casa e lave a sola com água e sabão. As roupas utilizadas enquanto a pessoa estava na rua devem ser separadas, colocadas em uma sacola separada e lavadas.

E o motociclista?

Muitos profissionais têm sido autorizados pelas empresas a trabalhar no sistema ‘home office’, no qual seguem trabalhando, mas em casa. Entretanto, há trabalhadores que não podem fazer o mesmo. É o caso, por exemplo, dos motociclistas que dependem da moto como meio de subsistência ou daqueles que não podem deixar de ir ao local de trabalho e utilizam uma motocicleta para isso.

Quais os cuidados específicos que os motociclistas podem se proteger para evitar contrair o novo coronavírus? O MOTO.com.br entrou em contato com Luis Camargo, infectologista do Hospital Albert Einstein.

A dúvida levantada foi: como os motociclistas devem lidar com os equipamentos de segurança? Por lei, o único equipamento de proteção obrigatório é o capacete, mas o recomendado é que o motociclista esteja sempre protegido dos pés à cabeça quando pilotar.

“Esses equipamentos tem que ser higienizados com álcool 70% quando houver contato próximo com alguém infectado ou suspeito”, disse o infectologista.

Além dos cuidados já amplamente divulgados, portanto, higienizar os equipamentos de proteção é fundamental para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Procure sempre fontes confiáveis em caso de dúvida e não siga receitas duvidosas ou fake news que tem sido divulgadas nas redes sociais.

A equipe do MOTO.com.br tem se resguardado, seguindo as recomendações das autoridades competentes e tomando os cuidados necessários, esperando que a situação volte à normalidade o quanto antes para que possamos fazer aquilo que amamos, que é pilotar nossas motos com tranquilidade.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend