Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Academia Tucuruiense de Letras dá posse a 14 novos membros

Por Floresta News
Publicado em 27 de setembro de 2021 às 17:52H

Compartilhe:

A cerimônia de posse dos novos 14 membros aconteceu no auditório da Faculdade Gamaliel, na noite da última sexta-feira, 24. Estiveram presentes no evento o representante da Federação das Academias de Letras do Pará, Franciorlys Viannza, vereadores e membros da academia.

A Academia Tucuruiense de Letras configura-se como uma importante instituição de cunho literário e linguístico, reunindo em uma tradição iniciada no século XVII com a Academia Francesa, uma quantidade limitada de membros efetivos que corroboram para a preservação do patrimônio.

Novos membros:

• Rusevelt Silva Santos;
• Raimundo Geraldo Viana Sales;
• Raimundo Osvaldo dos Anjos Araújo;
• Maria Marlene F. Vieira;
• José Adão Costa;
• Eric Gonçalves Souza – Erick Blake;
• Marleno Chaves Menezes;
• Silvaney Vieira da Silva;
• Geralda Alves Moreira;
• Joana Corrêa Teixeira;
• José Junatas da Costa;
• Rafael Fernandes Titan;
• Benedita do Socorro Pinto Borges;
• Emanoel Ribeiro.

O diretor-presidente do Sistema Floresta de Comunicação, José Adão Costa, destacou a satisfação em agora fazer parte da academia como membro imortal e diz que “é uma honra muito grande, um momento importante pra gente, muito tempo repassando palavras, letras e contando sempre com uma família importantíssima que são todos que fazem parte do Sistema Floresta de Comunicação, então essa honra eu quero dividir com a minha família e com todos vocês”.

Franciorlys Viannza, Representante da Federação das Academias de Letras do Pará, disse que “cada membro traz a sua própria experiência, seu próprio conhecimento, a sua influência social e isso acaba enriquecendo a Silogeu (local onde se reúnem associações literárias e/ou científicas)”.

A Academia Tucuruiense de Letras (ATL) nasceu do sonho de buscar a imortalidade da história de Tucuruí, por meio do fazer literário. Um projeto que teve início em uma conversa entre vizinhos, Ronaldo e Samir, depois seguido de outros sonhadores, Linda, Sales, Luiz Henrique e outros. Tornou-se realidade no dia 1º de maio de 2013, data em que aconteceu a primeira posse de membros, chamado de membros fundadores, bem como da primeira diretoria. No dia 06 de dezembro do ano seguinte, houve a posse de mais um membro e posteriormente no dia 02 de dezembro de 2018, foram empossados mais três novos membros.

Em 08 de fevereiro de 2020, foi empossada a diretoria atual, que tem como presidente Ronaldo Ferreira Pinheiro, secretário geral Kerley Karvalhedo, que pediu afastamento do cargo, assumindo como secretária atual – Cecília Maria Tavares Dias; tesoureira Lindalva Oliveira Rodrigues; diretora de comunicação Suelen Mendes Tavares e diretor de arquivo e biblioteca Samir Anthunes Mattos Cordeiro. No dia 24 de setembro de 2021, foram empossados mais 14 novos membros. Atualmente, a ATL possui 25 membros.

Ronaldo Pinheiro, Presidente da Academia Tucuruiense de Letras ressalta que “a Academia Tucuruiense de Letras vai começar agora oficialmente seu trabalho, a partir do dia primeiro já teremos nossa reunião de trabalho efetiva com inúmeros projetos para traçar uma agenda para o município com a realização de um festival para acolher as produções literárias, tanto de membros da academia como da sociedade em geral”.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend