Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Agricultores familiares recebem mudas de plantas frutíferas na região Lago de Tucuruí

Por Agência Pará
Publicado em 31 de agosto de 2021 às 23:12H

Compartilhe:

A doação de mudas de plantas frutíferas na região do Mosaico Lago de Tucuruí, no Sudeste do Pará, uniu o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Associação de Moradores da Vila Quatro Bocas (Amvila) do município de Jacundá, Associação de Trabalhadores Rurais João Canuto – do município de Tucuruí – e Prefeitura Municipal de Jacundá, nos últimos dias 25 e 26.

Foram doadas 750 mudas de cacau (Theobroma cacao) e mil mudas de açaí (Euterpe Oleracea Mart.) para beneficiar cerca de 28 agricultores familiares – 20 em Tucuruí, na Comunidade João Canuto, e oito em Jacundá, nas comunidades da Vicinal 11 e Ilha do Bacurau.

Sustentabilidade – O presidente da Amvila, José Rubens Lima, agradeceu pela iniciativa. “As mudas chegam em boa hora, e vão para as mãos de agricultores comprometidos com a produção sustentável”, informou.

O presidente da Comunidade João Canuto, Raimundo Waldemir, ressaltou o trabalho em parceria com as instituições. “Recebemos a instalação do viveiro de mudas, o curso de capacitação para a produção de mudas de plantas regionais e, nessa semana, recebemos as mudas com quatro meses de desenvolvimento, fato que nos enche de esperança, pois produzir é acreditar na vida”, ressaltou.

Segundo o sociólogo Patrick Passos , do Ideflor-Bio, a ação ocorreu devido à integração entre as instituições parceiras e a gestão do Mosaico Lago de Tucuruí. De acordo Jossandra Pinheiro, gerente em exercício da Região Administrativa Tucuruí, apoiar a produção de mudas e sementes nas comunidades pertencentes ao Mosaico é acreditar que ações que visam ao reflorestamento geram benefícios coletivos e ajudam o desenvolvimento local.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend