Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de March de 2025
Sistema Floresta

Águas-vivas invasoras são encontradas no lago das eclusas de Tucuruí

Por Floresta News
Publicado em 14 de fevereiro de 2023 às 14:56H

Compartilhe:
Pequena água viva foi encontrada no lago das eclusas de Tucuruí

Desde o último domingo circulam nas redes sociais, vídeos de banhistas que capturaram um exemplar de água-viva no lago que fica entre as duas eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, também conhecido como interlagos, que está gerando preocupação nas pessoas que frequentam o lugar.

Nossa reportagem conversou com a bióloga, Flávia Barroso, para esclarecer o aparecimento dessa espécie nessa região, e de acordo com o a especialista, ela não é nativa doo Brasil: “Ela é oriunda da China e provavelmente chegou at´´e essas águas através das águas de lastro dos navios, que já passaram por aqui. A gente fica procupado, porque essa população tem uma vida muito curta e se reproduz rapidamente.”

A espécie tem a toxicidade que causam as conhecidas “queimaduras”, mas por serem muito pequenas, cerca de 5cm, não fazem mal as pessoas que entram em contato com seus tentáculos. “Apesar dessas águas-vivas não gerarem grandes danos ao ser humano, por serem muito pequenas, ela pode trazer danos ao meio ambiente caso haja uma grande reprodução, pois aqui nessa região não há predador natural para ela.” Explicou Flávia.

Água viva da espécie Craspedacusta sowerbii

O clima de Tucuruí, a temperatura da água, o tipo do lago que foi encontrada são condicionantes perfeitos para a reprodução dessa espécie. “Pode sim acontecer uma grande proliferação dessa água-viva, mas isso também não é um motivo de alarme.” Concluiu a bióloga.

A reportagem procurou as pessoas que gravaram o vídeo, e elas relataram que as águas-vivas foram vistas por volta de 15h, quando o sol estava bem forte e a água transparente. Eles estavam em grande quantidade no local e foi fácil capturar uma.

Em uma cartillha do Ministério do Meio Ambiente – Espécies Exóticas
Invasoras de Águas Continentais no Brasil
– de 2016, na página 97, a medusa Craspedacusta sowerbii é possível encontrar onde foram as primeiras aparições no país. “O primeiro registro para o Brasil e América do
Sul foi em Porto Alegre. Depois a espécie já foi citada em oito estados brasileiros, na forma de medusa: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.”

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend