Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 14 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Aldeia indígena recebe atendimento médico

Por Floresta News
Publicado em 26 de maio de 2020 às 12:17H

Compartilhe:

A comunidade indígena Assurini Trocará localizada às margens da Rodovia BR 422 (antiga transcametá), no município de Tucuruí, começou a receber na tarde desta segunda-feira, 25, uma ação de saúde coordenada pela Polícia Militar, através do Comando Regional de Policiamento Militar (CPR4) e governo do estado.

Em entrevista ao Sistema Floresta de Comunicação, o Coronel André Lima (Comandante do 13º BPM), destacou que “o grupo que está atuando nesta ação de saúde na aldeia Trocará é composto por três médicos e três enfermeiros, doze policiais Militares, dois helicópteros e viaturas de apoio”. Ainda de acordo com o Comandante, “os atendimentos seguem nesta terça-feira, 26, com expectativa de atender cerca de 700 indígenas no local”.

Em entrevista à Radio Floresta FM, Sawarawia Assurini, conselheiro de saúde indígena, destacou que a equipe de profissionais de saúde está realizando consultas para os indígenas do “grupo de idosos e pessoas com sintomas de covid-19”. Na noite desta segunda-feira, 25, chegou à aldeia um médico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) pra realizar o atendimento durante esta semana na comunidade. Ainda segundo o conselheiro de saúde indígena, a Prefeitura de Tucuruí enviou cerca de três mil máscaras e vinte caixas de álcool em gel, que foram distribuídos nas aldeias Trocará, Otawara e Warawanai.

No último final de semana cinco índios foram internados, quatro deles não resistiram e morreram. Na aldeia já são cerca de 11 casos positivos de Covid-19, 2 casos recuperados, 5 estão em tratamento, sendo 3 crianças recém-nascidas, 4 indígenas morreram e cerca de 110 estão em observação por apresentarem os sintomas da doença.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend