Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Após um dia inteiro de interdição, índios liberam a BR-422 em Tucuruí

Por Paco Martins
Publicado em 27 de julho de 2015 às 21:03H

Compartilhe:

A BR-422 ficou interditada durante quase todo o dia de hoje(27). Índios Assurinis do Tocantis resolveram logo nas primeiras horas da manhã, fechar a BR-422 que liga os municípios de Tucuruí e Cametá. O objetivo deles era chamar a atenção das autoridades para dar explicação sobre dois líderes da aldeia Trocará que foram presos desde o dia 01 de julho.

De acordo com um dos líderes do movimento Sawarawia, há 27 dias que eles não tem informações sobre o cacique Puraké e Oliveira Assurini. Ambos foram presos acusados de participarem de extração ilegal de madeira na reserva indígena Trocará. Os dois permanecem presos na capital do estado.

Hoje(27), durante todo o dia, um trecho da rodovia Transcametá ficou fechada. Somente ambulâncias, viaturas da polícia, do Instituto Médico Legal (IML) e viaturas do corpo de bombeiros estavam autorizados a passar.

Após uma negociação com a polícia, os índios liberaram a via, mas não descartam a possibilidade de novas ocupações. De acordo com um indígena, uma comissão será recebida por representantes do Ministério Público Federal durante a manhã desta terça-feira(28). Os índios informaram que se não tiverem uma resposta positiva sobre o assunto, a via será ocupada mais uma vez.

A interdição deixou centenas de motoristas esperando de um lado e do outro da via. Muitos deles acabaram se estressando em ter que esperar, a polícia teve que permanecer no local para evitar confronto entre índios e homens brancos.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend